Fechar menu lateral

Projetos – 2017 a 2018

Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2018. 

EXTENSÃO
Formação de Professores de Sociologia: da Universidade à Sala de Aula da Educação Básica
Março de 2017 a fevereiro de 2018
Dada a obrigatoriedade recente do ensino de sociologia no ensino médio brasileiro, alguns desafios foram postos, como: o fortalecimento da institucionalização dessa disciplina, a necessidade de definição de um currículo e de materiais didáticos; vencer o dualismo existente nas universidades entre bacharelado e licenciatura; e, dentre outros, pensar a formação inicial e continuada dos professores que atuarão com a disciplina, num contexto específico de recente institucionalização e mesmo desinteresse pelo seu conteúdo. Posto isso, esse projeto se coloca na intenção de pesquisar os professores de sociologia da rede estadual de Juiz de Fora em suas dimensões formativas e pedagógicas, bem como estabelecer com eles uma formação continuada em parceria com os Departamentos de Ciências Sociais e Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que facilite o intercâmbio de (in)formações que favoreça os professores que já atuam na Rede Estadual de Ensino e aqueles que estão sendo formados pela UFJF.. 

PESQUISA
Currículo de Sociologia: dos documentos oficiais à implementação de conteúdo obrigatório de Sociologia no Ensino Médio. Currículo de Sociologia: dos documentos oficiais à implementação de conteúdo obrigatório de Sociologia no Ensino Médio.
Agosto de 2017 a julho de 2018
Esse projeto tem como objetivo analisar o contexto de influência, produção de texto e contexto de prática do currículo de sociologia desenvolvido em escolas de ensino médio de Juiz de Fora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Colocam-se como objetivos específicos: – analisar as políticas curriculares no Brasil a partir da década de 1990; – analisar as competências e currículos produzidos para o ensino de sociologia no ensino médio a partir da década de 1990; – analisar a construção de currículos escolares em três escolas estaduais de Juiz de Fora-MG; – analisar a prática de ensino dos conteúdos de sociologia, a partir da versão final da BNCC, em três escolas a partir das definições na BNCC e do currículo construído nas escolas…