Idealizado pelo psicólogo José Francisco Jr. e pela pedagoga Lucimar Grégio, do Núcleo de Apoio Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, o projeto “Deficiência e Inclusão” propõe a criação de um espaço de estudos, debates, pesquisas e ações que promovam a inclusão de alunos com deficiências nas entidades escolares.
Os técnicos receberam a visita da professora Rochele Garibaldi, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA / UFU), nos dias 16 e 17 de março. Ela, que está pesquisando a política de inclusão dos alunos com deficiência nos Colégios de Aplicação do estado de Minas Gerais (UFV, UFMG e UFJF), trouxe novas temáticas e experiências, criando uma oportunidade de troca de saberes e o conhecimento do trabalho desenvolvido no atendimento educacional especializado na ESEBA. A professora realiza a pesquisa de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008 e com a Resolução n° 4, de 2009, que classifica as deficiências em 5 tipos: Física; Intelectual; Sensorial (surdez e visual); Altas Habilidades/Superdotação e Espectro do Autismo.
Segundo José Francisco, o encontro oportunizou o enriquecimento do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Escolar do João XXIII. “Senti que tivemos uma afinidade de ideias, segundo a professora Rochele estamos no caminho certo”, destaca. Ele também lembra que o Núcleo está aberto para quem quiser saber mais informações sobre o projeto “Deficiência e Inclusão”.
imagem IMG_4916IMG_4925