O lúdico e o imaginário se destacaram nas apresentações da 4ª edição do Festival de Ginástica do João XXIII. Personagens dos desenhos e filmes infantis foram incorporadas às apresentações e trabalhadas nas coreografias e figurinos, idealizados pela professora Roseana Mendes, com a ajuda de seus bolsistas Camila Rocha, Bruno Godinho e Luiza Vieira.
    A professora Roseana explica que a escolha do tema “O Mundo da Imaginação” nasceu em conjunto com as crianças. “Nós levamos algumas possibilidades, mas eles também trouxeram outras e a gente acabou fazendo um consenso de qual seria mais interessante, que música se adequaria e do que a gente poderia trazer enquanto personagem. A gente fez mesmo a proposta de uma relação com o faz de conta, o imaginário dessas crianças”.
    O festival de ginástica segue a modalidade de “Ginástica para todos”, onde a competitividade é deixada de lado e o foco são as apresentações. Durante as coreografias, as crianças tiveram momentos para apresentar séries elaboradas por elas mesmas, com suas habilidades. Foram realizadas três apresentações de saltos (tumbl track) e coreografias de solo, em conjunto.
    Para Roseana, a grande importância do festival é a criança poder apresentar aquilo que tem de melhor, diferente de competições onde há um número mínimo de movimentos a serem executados. “A gente cuida, na hora da apresentação, que cada criança tenha o momento em que ela escolhe o que fazer, a sequência que quer fazer, aquilo que quer apresentar para quem está ali assistindo. E também dá essa possibilidade de escolha para a criança, o que é muito bom”.
    As apresentações foram acompanhadas por uma plateia atenta, formada por alunos, pais, amigos e parentes convidados para assistirem ao espetáculo, no ginásio do Colégio.