Duas alunas do C.A. João XXIII foram premiadas no XXI Seminário de Iniciação Científica da UFJF (SEMIC), que aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro. Patrícia Abranches Geraldo (3º B) e Loren Martins Gonçalves (3º A), orientadas pelo professor de Química, Elói Teixeira César, ficaram em 2º lugar na área de Ciências Exatas do PROBIC Jr e receberam Menção Honrosa.
A premiação foi conquistada pelo projeto “Mini-tabela periódica interativa: divulgando a química através de um objeto educacional interativo”. As alunas, com a orientação do professor Elói, criaram uma tabela periódica que associada a um aplicativo digital, torna a experiência de aprendizagem, interativa e dinâmica.
Segundo o professor, a ideia partiu de um projeto anterior, em que ele havia criado uma tabela periódica gigante. O novo projeto buscava fazer algo menor, que pudesse ser levado para a sala de aula.
A professora Andreia de Souza Ribeiro também foi uma das premiadas no XXI SEMIC, como orientadora do aluno Cainã Salvati Moreira, da E. E. Fernando Lobo, e da aluna Pietra de Freitas Nadabe, da E. E. Duque de Caxias. O trabalho “A terra urbana e o eixo de investimento e valorização imobiliária em Juiz de Fora/MG”, ganhou o 1º lugar na área de Humanidades do Seminário, e será publicado na Revista Principia – Caminhos da Iniciação Científica.
O PROBIC Jr é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, com o objetivo de incentivar alunos e alunas do Ensino Médio a produzirem conhecimento através de pesquisas científicas, não necessariamente inéditas. Os bolsistas do programa são orientados por professores de instituições federais e devem ser estudantes da rede federal ou estadual de ensino.
Em Juiz de Fora, o público alvo do programa são alunos do João XXIII, IF Sudeste MG e de algumas escolas estaduais com orientadores credenciados junto a essas instituições federais.
O professor Elói Teixeira é orientador do PROBIC Jr desde o seu início, em 2003. Para ele, a participação no programa é enriquecedora e importante para mostrar ao aluno que a experiência da pesquisa pode começar desde o ensino médio. “A ideia do projeto de iniciação científica júnior é exatamente essa: é os meninos terem um primeiro contato com a pesquisa; primeiro contato com a ciência de uma forma mais prática e aí eles começarem a direcionar o caminho deles”, destaca o professor.
Ainda de acordo com Elói, a participação dos alunos tem dado bons resultados.
Loren Martins Gonçalves, uma das premiadas, ressalta a importância do PROBIC para mostrar novos caminhos. Esta é a primeira vez que ela participa do programa e ficou muito contente com a avaliação. Além disso, destaca que todo o trabalho envolvido, pesquisas, cursos e prática, foram muito enriquecedores.