O novo calendário foi discutido em reunião do Conselho de Congregação, na tarde desta quarta-feira (14/10) com professores, técnicos, alunos.
Para repor os oitenta e quatro dias em greve, o novo calendário escolar prevê aulas até o dia 5 de fevereiro de 2016, com sábados letivos para o Ensino Fundamental e Médio. Para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), o ano escolar também se encerra dia 5 de fevereiro, com sábados e atividades avaliativas não-presenciais para compensar a carga-horária.
    Para os alunos do Ensino Médio, o maior desafio é a preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto/ UFJF). Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Matheus Leidersnaider, os alunos estão apreensivos quanto a reposição do conteúdo.
  A Diretora Geral do João XXIII, Andréa Vassallo explica: “O Colégio sempre se comprometeu com a reposição não só do calendário, mas também dos conteúdos, num esforço de, pedagogicamente, cumprir com o que é proposto para cada ano escolar”.
   Depois de quase dois meses sem aulas por causa da greve nas instituições federais de ensino, o C.A. João XXIII retomou, nesta terça (13/10), as atividades normais. Mais de 1300 estudantes retomaram as atividades acadêmicas. O coordenador do Ensino Fundamental II, Nelson Vieira, e Fernando Gaudereto, vice-coordenador do Ensino Médio, explicam que o retorno foi tranquilo e com grande frequência dos alunos.