Alunos dos Colégios de Aplicação que participam do IX SICEA apresentaram na quinta-feira (17/09) os projetos que são desenvolvidos em suas unidades acadêmicas. Vinte e dois trabalhos foram selecionados pela comissão organizadora para participar da Mostra. As apresentações aconteceram no Hall do Ensino Médio,

Rany Raissa dos Santos (CAp/Universidade Federal do Sergipe) e Thaís Barros (CAP/ Universidade Federal de Brasília) apresentaram uma pesquisa sobre “Hormônios na adolescência e suas consequências na sustentabilidade social e ambiental dos alunos do CAP do Sergipe”.  O trabalho parte da definição de sustentabilidade ambiental como sendo nosso próprio corpo e a sustentabilidade social aquela relacionada ás relações e interações humanas: “o nosso corpo é composto de vários seres vivos e dentro dele há um ecossistema, então, de certa forma, é um ambiente para o seres vivos, tem que tomar cuidado com ele. E tem a sustentabilidade social, que no caso, os efeitos dos hormônios influenciam no contato social, muda o humor na adolescência e na puberdade”, destacam as autoras do projeto.  O objetivo da pesquisa da dupla foi avaliar as alterações físicas e hormonais dos alunos do CAp Sergipe.

Na noite de quarta-feira, houve lançamento de cinco livros: “Currículo e arquitetura escolar: olhares cruzados na educação infantil”, de Analúcia de Morais Vieira; “Organização do trabalho pedagógico: educação física e avaliação”, de Alcir Horácio da Silva; “O estado brasileiro e a educação básica: os difíceis caminhos da universalização”, organizado por Juarez de Andrade, Lauriana Paiva-Guttierrez e Lorene Figueiredo; “Matemática e Síndrome de Down”, de Leo Akio Yokoyama. Destaque especial para o lançamento do livro “O fetiche tecnológico na educação”, da professora Lauriana Paiva, do C.A. João XXIII.