Jonna Leinonen. professora da universidade de Tampereda, abriu o debate com informações sobre a educação básica e a formação dos profissionais que atuam nessa área, na Finlândia.
Myriam Feldfeber, representante da Rede Lationoamericana de Estudos sobre o Trabalho Docente, falou sobre as questões estruturais da educação na Argentina e fez uma comparação com o Brasil.
Patrícia Albiere Almeida, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, questionou a formação docente focada muito mais no conteúdo que na preparação didática do profissional O debate foi mediado pela Profa. Dra. Maria da Assunção Calderano (FACED/UFJF).
A segunda Mesa de Debate, entre os docentes, tratou das questões relativas ao ensino, pesquisa e extensão frente ao desafio da educação de qualidade. A mesa foi composta por diretores dos colégios de Aplicação do Sergipe e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pela Subsecretária de Educação de Juiz de Fora, Juliana Neves, pela presidente do CONDICAp, Elizabeth Faria e pelo Diretor de Ensino do C.A João XXIII, José Luiz Lacerda. O debate foi mediado pela Diretora Geral do C.A. João XXIII, Andréa Vassalo.
Na mesmas manhã, em outros espaços do IX SICEA, os alunos tiveram uma palestra sobre sustentabilidade ministrada por Felipe Freitas, do Instituto Gaia Education de Terra Una.
Ao final da tarde os presentes apreciaram uma apresentação do projeto de ginástica artística coordenado pela professora Roseana Mendes, com a ajuda de suas bolsistas Mabel Provazi, Camila Castro, Welaine Perez e Luiza Melo. Os alunos do projeto de capoeira, coordenados pela professora Mônica Rodrigues, auxiliada pelas bolsistas Ludimila de Oliveira e Fernanda Dias, e pelas professoras Roseana Mendes e Eliete Verbena, mostraram o ritmo e o gingado da dança e da luta, no mesmo espaço.
A programação completa e detalhada pode ser conferida em: ufjf.br/sicea