Pedro Hotz Bronzato, 8º ano A, 13 anos, é um dos alunos que ganharam menção honrosa na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014. Seu alto desempenho nas provas trouxe a honraria e abriu as portas para o Programa de Iniciação Científica Jr., o PIC.
O PIC é realizado em uma rede nacional de professores e coordenadores, distribuídos por todo o país e os alunos são contemplados com as bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ser um desses bolsistas é um diferencial para qualquer pessoa e a experiência vivenciada no programa é muito enriquecedora.
Pedro tem reuniões mensais com sua coordenadora, a professora Beatriz Casulari, e também com outros bolsistas. Juntos, eles discutem e solucionam problemas relacionados à matemática. Para o estudante, que quer cursar engenharia, o PIC é muito bom e agrega um conhecimento diferente daquele aprendido em sala de aula.

Foto noticia

“É legal porque é bom pra aprender mais do que eu aprendo aqui no colégio, e tá sendo bom pra mim”.
Para Anne Torres, professora de matemática do Pedro em 2013, o resultado não poderia ser outro. “Ele é super comprometido, senta na 1ª carteira, é empenhado. Fiquei muito feliz, não esperava menos”, ela conta.
Segundo Anne, o programa de iniciação científica é um grande incentivo para qualquer aluno. A monitoria, onde um aluno dá aulas para os colegas, também é um

modo de aprendizado diferenciado. Os alunos ensinam uns aos outros, o trabalho realmente funciona, eles gostam e aprendem.
A partir de hoje, sexta feira (12/06) começa a Semana da Matemática do João XXIII. Entre as atividades da programação, que envolve jogos, brincadeiras, desafios e exibições de filmes, está a entrega de medalhas e certificados àqueles que tiveram um bom desempenho na OBMEP 2014.