Sob a regência da professora Helen Barra, ao piano elétrico, alunos do 4º ano interpretaram Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e a música folclórica Pastorzinho. A apresentação foi uma das atrações da Feira do Livro, realizada pelo João XXIII.
A professora explica que nos anos anteriores, os alunos tiveram contato com várias canções e instrumentos de percussão, e havia a necessidade de avançar no estudo da música, permitindo que os alunos realmente tocassem um instrumento. “A flauta doce foi escolhida porque não é tão difícil de aprender, e pode ser comprada pelos alunos a um baixo custo. A escolha fez sentido porque antes de começarem a praticar, eles viram o que é uma orquestra, como funciona, e o papel de cada um na formação”, afirma Helen.
Nessa apresentação, os alunos fizeram a execução da melodia com apenas uma voz, mas a ideia da professora é que, na próxima oportunidade, os alunos interpretem duas vozes, para entenderem como os instrumentos podem tocar em conjunto, com diferentes melodias.

Ainda de acordo com a professora Helen, os alunos vão estudar flauta por apenas um semestre, o que para ela é um tempo curto para o aprendizado, que deveria ser de pelo menos um ano.

flauta01
flauta02