Os alunos do 1º ano fundamental estão com uma nova atividade, ligada ao universo musical. Realizado pela professora Helen Barra, o projeto “Vivências Musicais” pretende estimular a musicalidade, levando a criança a perceber o emprego de diferentes tipos de sons, estruturas e organizações musicais em cada época e cultura. As atividades realizadas com os alunos, abordam estilos diferentes, como o erudito, o folclórico e canções populares.
O objetivo, segundo a professora, é permitir o contato das crianças com referências e informações musicais que normalmente não teriam acesso, por não estarem muito presentes na mídia comum. “A música erudita, por exemplo, estimula diversas funções cognitivas, diferentemente de outros estilos. Isso exige mais da atenção da criança, e auxilia no aprendizado. Mesmo que cada um tenha um gosto diferente, é importante conhecer os estilos musicais, que acabam por contribuir para o universo cultural do aluno”.
O projeto trabalha de forma lúdica a inserção da música no cotidiano dos alunos e das famílias. Em sala de aula, as crianças recebem um dos bonecos confeccionados para a disciplina, que pode ser o “Dó-Ré-Mi” ou a “Fá-Sol-Lá”.

imagem4

imagem1 imagem2imagem3

Elas devem levar o novo amigo para casa, por um dia, com a missão de ajudá-lo a melhorar de uma doença imaginária, onde a cura se dá pela música. Para isso, elas precisam ouvir junto com o boneco, algumas trilhas pré-selecionadas e fornecidas pela professora, como forma de tratamento. Assim, a criança, além de escutá-las, também assume a responsabilidade do cuidado com o outro, o que leva ao desenvolvimento de diferentes aspectos cognitivos e culturais, enriquecendo o aprendizado de forma geral.

A mãe do aluno Antônio Maia conta que gostou muito da ideia, disse que a atividade mudou a rotina da casa, e se surpreendeu com o envolvimento do filho, pelo fato de as músicas não fazerem parte do que ele ouve normalmente. Segundo Mônica Andrade, o filho escolheu a música que ele mais gostou, para ouvir com o boneco. “Achei muito interessante, porque pensei que ele poderia ter alguma resistência pelo tipo de música, mas ele ficou muito curioso e cumpriu a atividade de forma completa.”