Nesta quarta-feira, (20/05), o C.A. João XXIII realizou o 1º Batizado e Troca de Cordas do projeto de extensão “Capoeirando no João”, coordenado pela professora Mônica de Andrade e pela bolsista Hanna Guimarães.
Os 26 alunos do projeto receberam as cordas, que representam a graduação no esporte. Um convidado especial, Mestre Christiano Brum, da UCAP, conduziu o rito de batismo dos alunos do João XXIII.
O batizado é um rito tradicional no universo da capoeira e significa uma graduação, um avanço na prática. “É uma tradição, iniciada pelo saudoso mestre Bimba, o criador da regional. É um ritual que vai iniciar oficialmente o aluno na capoeira. À partir de hoje, depois que ele for batizado, jogar com um professor, um mestre, à partir desse momento ele pode dizer que é capoeirista”, explica o mestre Cristiano Brum.
De acordo com a professora Mônica Andrade, além da graduação dos alunos, o evento é uma oportunidade para trazer as famílias para que elas reconheçam o projeto e o trabalho que tem sido feito com as crianças ao longo de um ano e meio do projeto.
A capoeira, recentemente, foi reconhecida no Senado Federal como Manifestação Educacional Cultural, o que permite a contratação de mestres capoeiristas para dar aulas nas escolas. Mônica ressalta a importância de ensinarem novos saberes no colégio: “a academia precisa saber reconhecer que os saberes não estão só no âmbito da academia. Existem saberes para além do âmbito acadêmico”.