Os alunos do João XXIII, que participam do intercâmbio com o Mariagerfjord Gymnasium, na Dinamarca, já estão na cidade de Hobro. A viagem, de mais de 15 horas, incluiu uma breve escala de três dias em Lisboa, com direito a visita a marcos históricos da cultura lusitana, como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e o Monumento aos Descobrimentos.
A recepção na Dinamarca foi calorosa. A comitiva do João XXIII foi recebida pelo prefeito de Hobro, Mogens Jespersen. Para “quebrar o gelo”, como enfatizou a imprensa local, os alunos brasileiros mostraram alguns passos de dança e jogaram um partida amistosa de futsal, uma variante do futebol, como destacou o principal jornal do país, Nordjyske (nordjyske.dk).
Nas próximas semanas, os alunos irão frequentar as aulas da escola Mariagerfjord Gymnasium, que incluem disciplinas de inglês, espanhol, geografia, física e música. Na matéria de estudos sociais, deverá ser produzido um trabalho sobre o Brasil e conhecer um pouco mais sobre o sistema político, cultural e educacional dinamarquês. O intercâmbio também inclui excursões ao Parque Nacional de Thy, ao Oceanário do Mar do Norte e ao Centro Viking em Fyrkat. Os alunos que jogam futebol poderão participar da Super Liga dinamarquesa, em suas categorias. A volta do grupo está prevista para o dia 13 de maio, quarta-feira.