Na abertura da solenidade que marcou a comemoração pelos 50 anos do João XXIII, a ex-diretora Lucy Brandão, fez questão de registrar a história da fundação do Colégio, em 1965,  pelo professor Murílio de Avellar Hingel e seu legado para a sociedade.  “Há um jeito João XXIII de ver e fazer as coisas, de ensinar aprendendo, de orientar participando, de agir com sentimento, de construir e vivenciar valores”, destacou a ex-diretora.

Deixar de lado as diferenças e buscar uma boa qualidade de ensino faz parte desse jeito João XXIII. Como a professora, e também ex-diretora, Maria Rinaldi destacou, “a vida é um colar com contas diferentes, mas que são unidas por um mesmo fio e têm um resultado incrível. ”

Até mesmo para aqueles que chegaram agora, é impossível não se encantar com o Joãozinho. Desde sua criação, o colégio cativa quem passa por ele, seja aluno ou professor. O fundador, professor Murilío, presente na cerimônia, diz que o que vai levar de lembrança do colégio é justamente a memória que os próprios alunos carregam: “Eu acho que a melhor lembrança que eu posso ter do colégio é a lembrança que os alunos têm do colégio. (…) Sempre que encontram com os professores eles agradecem o que fizeram por eles”.

O Vice-Reitor, Marcos Chein ressaltou o papel importante do Colégio  na melhoria na educação e explicou que a universidade precisa do João XXIII, como fortaleza e também como sinônimo de esperança.

A Diretora de Ensino, Andréa Vassalo, comentou algumas das metas que o João XXIII espera alcançar em breve, como a escola em tempo integral e novos espaços físicos. Ela também ressaltou o atual quadro de servidores do colégio, reafirmando o crescimento da instituição. “O sonho impulsiona o crescimento, e a utopia nos faz crescer. Basta olhar para o colégio hoje, e ver como ele se transformou em meio século. Neste ano, celebramos o passado, mas também o futuro.”

Um dos muitos momentos especiais da solenidade foi a entrega de entrega de medalhas e certificados para ex-professores e funcionários do Colégio. Houve ainda o lançamento do selo comemorativo do cinquentenário e também do cartão postal especial. A obliteração foi conduzida pelo representante dos correios Sr. José Luciano Borges, Gerente Regional de Vendas dos Correios da Zona da Mata. O selo traz a coruja, que acompanha historicamente o colégio e também remete ao tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão. O azul e vermelho são as cores do João XXIII e o dourado representa os 50 anos. Já o cartão postal é composto por cinco fotos do colégio: uma do primeiro prédio, acompanhada da primeira logo; uma foto do prédio atual e a logo comemorativa; e outras três fotos que representam o tripé de ensino.

Para abrilhantar mais ainda uma noite já muito especial, os corais Nosso Coral e Coral do João, ministrados pela professora Helen Barra, fizeram uma apresentação emocionante de clássicos da MPB e do Hino Nacional.

MAMM-7 MAMM-20 MAMM-22
MAMM-39 MAMM-57 MAMM-70