Hoje, às 19h, acontece a abertura da exposição Impressões Pessoais, da artista Cida Santos, no Colégio de Aplicação João XXIII. Graduada em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduada em Artes, Culturas Visuais e Comunicação, também pela UFJF, Cida explica que o processo de criação das xilogravuras, além de transpor pensamentos para impressões, que ganham vida, se mostra como importante instrumento de análise do “fazer” artístico”.
A xilogravura se vale da madeira como matriz e garante a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. Essa técnica veio para o Brasil com os portugueses, e hoje faz parte da cultura nacional, principalmente no nordeste do país, onde a xilogravura e a literatura de cordel estão ligadas.
A exposição integra o projeto Arte em Trânsito conVida, que visa aproximar alunos do universo das artes, complementando as experiências vivenciadas em sala de aula. Oferece, ainda, possibilidades para que não apenas estudantes, mas funcionários e a comunidade confiram exposições de diversos artistas de Juiz de Fora e região. Impressões Pessoais, de Cida Santos, poderá ser visitada gratuitamente, do dia 10 ao dia 28 de junho, de segunda a sexta feira, das 7h às 18h, na Galeria Edson Pável Bastos, no Colégio de Aplicação João XXIII.