A Biblioteca Cecília Meireles do João XIIII passou nos últimos meses por uma série de mudanças que vão desde a reforma no espaço físico até a reorganização do acervo.

A entrada foi totalmente reformada com a instalação de rampas de acesso e o corredor de entrada ganhou um novo espaço de atividades artísticas e um terminal de consulta ao acervo.

Os ajustes de layout permitiram melhor organização do fluxo de acesso e utilização dos espaços, que ficaram mais lúdicos e funcionais. Estantes mais baixas atendem ao aluno do ensino fundamental, tatames foram instalados nos espaços de leitura coletivos e os espaços individuais foram reorganizados pensando nos alunos do ensino médio.

A bibliotecária Lívia Alonso explica que o setor como um todo foi reorganizado, com o objetivo de melhorar o serviço de atendimento O acervo infantil recebeu identificadores coloridos para dar mais mobilidade e independência aos alunos, ao lidarem com as estantes. O processo de reorganização e distribuição dos livros didáticos ganhou melhorias, de acordo com a demanda do PNLD, (Plano Nacional do Livro Didático).  “Isso tudo foi fruto dessa nova coordenação do sistema de biblioteca que disponibilizou terceirizados no plano emergencial para realizar essas atividades”, afirma Lívia.

Duas novas funcionárias foram contratadas para o atendimento. Novas propostas de médio e longo prazo já estão em fase de implementação em conjunto com professores para a melhoria da consulta e indexação das obras. “ É um projeto ambicioso mas muito importante para a usabilidade dos livros por professores e alunos”, destaca a bibliotecária. Lívia explica ainda que haverá também mudanças no sistema de empréstimos, trazendo mais agilidade e segurança ao acervo.