O encontro realizado no Colégio de Aplicação João XXXI é parte da preparação para a etapa regional programada para os dias 8 e 11 de agosto em Juiz de Fora. Cerca de 75 estudantes participaram de atividades, momentos culturais e oficinas preparatórias para conhecerem a dinâmica do processo que pode culminar com a apresentação de um projeto de lei.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerias. Ele acontece desde 2004 e hoje conta com mais de 130 cidades participantes em 18 polos regionais. O coordenador regional, Sérgio Dutra, explica que o programa acontece em três etapas, municipal, regional e estadual, com o objetivo de promover a educação política para alunos do ensino médio “e mostrar como é o funcionamento das instituições políticas e qual é o papel do poder legislativo, trabalhando um tema específico”.
De acordo com o professor de Sociologia, Júlio César Silva, desde o início os alunos do colégio participaram de encontros semanais com a equipe da câmara municipal para aprenderem sobre a organização do Estado, a divisão de poderes e os procedimentos necessários para compor um projeto de lei. Depois, a partir de um tema principal, os alunos puderam propor subtemas que tratassem da saúde mental e as novas tecnologias. “Esses subtemas foram passando por processos de aglutinação, exclusão, alteração, junto com outras escolas, em atividades coletivas, democráticas, onde tiveram a chance de contribuir para a construção da proposta. Nosso trabalho foi de acompanhar e orientar, quando os alunos recorriam à coordenação. Acredito que tenha sido um grande exercício de autonomia e de transformação para eles,” afirmou o professor.
Eloisa Moura, aluna do terceiro ano do ensino médio, diz que está sendo uma experiência muito gratificante. “Está sendo fantástico. Uma coisa é estudar política na disciplina curricular, outra é viver, conversar, dialogar com pessoas que pensam diferente de você e querem o mesmo objetivo que é melhorar a saúde do jovem”. Vitor Leopoldo, do primeiro ano, acrescenta que a aproximação com alunos de outras escolas e de outras cidades foi fundamental para o aprendizado coletivo. “Todos queriam aprender e se esforçaram para que o ambiente fosse o melhor possível”.
Os jovens foram recebidos com uma proposta cultural organizada pela escola que contou com um piquenique literário, tapetes literários feitos pelas professoras Raquel Pinheiro, Lauriana e alunos, e uma gaiola de onde era possível retirar poemas com a temática política relacionada às atividades do Parlamento Jovem. Uma apresentação muito especial de slam, conduzido por Laura Conceição, Preto Vivo e Igor Brás embalou a tarde com ritmo, poesia e um discurso consciente sobre temas como violência, racismo e inclusão. Participaram da organização os professores e professoras Eliete Verbena, Fernando Lamas, Giselle Moreira, Júlio César de Paula, Lilian Gil, Walkiria de Freitas e o TAE José Francisco Júnior.