O projeto “Bem-vindos à Escola” nasceu como uma proposta do estágio de psicologia para contribuir com o momento de retorno às aulas presenciais. Uma forma de passar informações, tratar de um tema importante para os discentes, que já estão há quase 2 anos com aulas remotas. De acordo com a orientadora do projeto, professora Nara Liana, “o retorno presencial não pode ser tratado como algo simples. Para alguns, é bem complexo o retorno, envolve modificações/alterações de dinâmicas familiares e também da rotina do estudante.”
Focados na sáude mental dos alunos e alunas, cinco temas foram abordados em vídeos de 2 a 3 minutos de duração. O material busca favorecer um retorno mais adaptativo aos discentes. De acordo com Nara, o estágio tem a natureza remota, on-line e os vídeos foram a ferramenta que melhor poderia atingir o público-alvo. “O objetivo é fazê-los pensar sobre esse processo de retorno presencial. Como se sentem diante disso, quais são as expectativas etc, para que a adaptação possa ser mais adequada, propiciando o envolvimento escolar.”
O primeiro episódio abordou os cuidados com noções básicas da atenção que deve-se ter para manter o equilíbrio e superar as dificuldades impostas pelo isolamento social. O segundo falou sobre a temática da resiliência, um conceito que mostra que mesmo em momentos de crise é possível manter uma resistência, uma postura positiva nos enfrentamentos do dia a dia. O episódio três trata das habilidades sociais, com ênfase na empatia e na cooperação enquanto virtudes e elementos importantes para esse retorno e convivência na escola. Os dois últimos vídeos abordam a questão da socialização e da reorganização dos estudos para ajudar na construção de rotinas e estratégias eficazes.
Isa Barroso, estagiária de Psicologia no Colégio de Aplicação João XXIII, explica que o projeto foi idealizado com o objetivo de orientar, colaborar e auxiliar os estudantes nos cuidados com a saúde mental. ”Os vídeos demonstram, na prática, algumas atividades ou comportamentos que podem ser realizados para esses cuidados e estimulam os estudantes para o retorno das aulas. Além de garantir para os alunos e alunas que eles não estão sozinhos e que podem contar com o apoio do Núcleo de Psicologia do Colégio.”
O psicólogo no Núcleo de Apoio Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, José Francisco Júnior, destaca que o reencontro depois de tanto tempo isolados merece todo cuidado e acompanhamento dos profissionais e famílias. “Planejamos dar esse apoio e mostrar que o retorno presencial tem elementos positivos, novidades e desafios.” Ele explica ainda que o material em vídeo foi enviado por grupos de redes sociais do Ensino Médio e agora vai ser disponibilizado no site da escola para que todos possam conhecer e de alguma forma contribuir para que os adolescentes tenham todo o suporte necessário para seguir em frente.