A carta encaminhada pala prefeita Margarida Salomão chegou às mãos das professoras de Linguagens do Colégio de Aplicação João XXIII na semana em que a cidade completa 171 anos. Um presente pela acolhida das reivindicações e sugestões enviadas pelas crianças que participaram das Oficinas Literárias Online. A iniciativa surgiu com o objetivo de trazer o olhar das crianças para a construção de uma cidade onde possam ter um desenvolvimento pleno com suas infâncias respeitadas e seus diretos garantidos.
Inspiradas pela obra da escritora Mi Cardoso, presente nas oficinas desenvolvidas pelo Colégio, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII construíram de forma coletiva a carta com algumas ideias de como a administração municipal poderia estar centrada nas crianças e no cuidado com as paisagens naturais, em especial com o Rio Paraibana.
Na resposta, a prefeita destacou que as demandas apresentadas eram legítimas e fundamentais para a construção e uma cidade melhor e que a atual administração defende “uma cidade em que o desenvolvimento saudável das crianças seja pleno, com acesso a lazer, educação e saúde de qualidade”. (Veja o texto completo abaixo)
As professoras Lauriana Paiva e Mônica contam que receberam com muita felicidade a resposta. “Estamos vivendo dias tão desafiadores, a carta nos chegou como um respiro para continuarmos nosso trabalho com o esperançar no coração, o esperançar que nosso mestre Paulo Freire nos ensinou e com compromisso que temos com a oferta de uma Educação Pública de qualidade especialmente em tempos de pandemia”.
Oficinas Literárias
A proposta de trabalho das professoras previa um contato inicial com a obra do escritor convidado e num segundo momento uma produção escrita diferenciada desenvolvida pelos alunos, pequenos escritores em formação. A proposta foi desenvolvida pelas professoras de Linguagens dos terceiros anos do Ensino Fundamental, “Quando idealizei a Oficinas Literárias online como parte dos projetos de fomento à leitura que desenvolvo como escritora, foi pensando a partir da compreensão do potencial transformador da literatura infantil, especialmente neste momento no qual passam as infâncias distanciadas. A literatura infantil proporciona não só as crianças, mas a seus leitores, um desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Porque ao lermos ou ouvirmos histórias conseguimos externalizar emoções, ou elaborar os sentimentos existenciais em relação ao mundo de forma mais clara. Sentimentos como o medo, a dor, a perda. A identificação com os personagens e as narrativas podem trazer alívio e ser bastante enriquecedor no atual momento de incerteza que estamos vivendo”, acrescenta Lauriana.
O ciclo de oficinas literárias online foi aberto com um Festival (em casa) de Pipocas Coloridas da Professora Bela, criada pela escritora e também professora Lauriana Paiva. Os alunos conheceram a receita supersecreta das Pipocas encantadas para se preparem o ensino síncrono. Os leitores puderam viajar pelo Mundo da Leitura ao explorarem o paladar nesta viagem. Durante a apresentação as crianças foram convidadas a descobrirem que tipo de leitores são a partir da cor de sua pipoca favorita através de um jogo online. O primeiro encontro contou também com a presença especial da escritora Magda Trece apresentando sua coleção de árvores.
A partir do trabalho com texto instrucional (o texto de receita), os discentes começaram a construir uma “receita poética” dando assim a oportunidade para que os pequenos escritores explorassem o texto instrucional de uma maneira diferente e criativa, montando a árvore Esperançosa, uma das árvores colecionadas pela personagem, Vó Filó, da escritora mardespanhense. A ideia é que as crianças pudessem “colher da árvore os frutos” para “prepararem a Receita de Esperança” para o ano de 2021.
O segundo encontro que contou com a presença da premiada escritora Ninfa Parreiras, autora e professora do ensino médio, nesta oficina os alunos construíram tapetes literários, uma proposta que já desenvolvemos no Colégio há 10 anos e que foi ressignificado no ERE. A atividade mostrou-se bastante produtiva e com um grande engajamento dos alunos e seus pais, mostrando assim o alcance do fortalecimento da relação escola-família que tanto é necessária neste momento.
As oficinas também contaram com a presença das escritoras Margareth Marinho, e Avani Fátima Fernandes. Com as obras das autoras trabalhamos contos e mitos o folclore de nossa região e a releitura de pontos turísticos de nossa cidade respectivamente.