A publicação de caráter independente reúne reflexões de 28 autores estrangeiros e brasileiros que propõe uma discussão filosófica sobre temas como racismo, questões indígenas, o papel da filosofia hoje, meio ambiente, direitos humanos e política, em tempos de pandemia. Editado pelo professor de filosofia Klinger Scoralick em parceria com a produtora cultural Fernanda Sabino, a publicação de 292 páginas conta com autores renomados como Judith Butler, Jean-Luc Nancy, Roberto Esposito e Nilma Lino Gomes, ex-ministra e professora da UFMG.
A ideia do livro surgiu a partir da inquietação do autor pela condição de confinamento e espanto em relação às incertezas que vieram junto com esse processo. Klinger Scoralick explica que o cenário político brasileiro de enfrentamento à pandemia reforçou sua inquietação. “Foi uma forma de expressar as inquietações próprias do nosso momento pandêmico, de expurgar um pouco o mal-estar que nos ronda, oferecendo uma contribuição às pessoas mediante essa crise de asfixia no contexto político e sanitário”, afirma. Segundo ele, o livro Sopa de Wuhan foi uma grande inspiração para a produção do livro, assim como as publicações no canal do YouTube, Philosopher en temps d’épidémie. O professor ainda destaca a importância do livro sobre o que ele chama de “vírus pós-verdade e necropolítico” que mais do que nunca resiste entre nós. Ele acrescenta que o projeto editorial foi motivado pela apreensão diante de uma “asfixia do conhecimento que nos assombra, em especial a nós brasileiros, que se caracteriza pela disseminação da ignorância, do medo, do ódio e da indiferença. O direito à respiração não está dado! E causa no mínimo um grande estranhamento pensar em como é possível termos chegado até aí”.
O livro está disponível para download gratuito, em https://drive.google.com/file/d/1kKQ0_4AGI8TN1cn287MyZdHtMQ_pTcfy/view