O CAp João XXIII realizou uma campanha de vacinação contra HPV e Meningite C, nos dias 7, 8 e 11 de novembro, para os alunos de 9 à 14 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

A vacinação contra meningite C e HPV, era destinada a alunos de 9 aos 14 anos que foram autorizados pelos responsáveis e trouxeram o cartão vacinal. Foram administradas 109 vacinas, sendo 62 contra HPV e 47 contra meningite.

A ação coordenada pelas enfermeiras do CAp João XXIII, Irene Souza e Valesca dos Reis, foi promovida em parceria com o setor de imunização da PMJF (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora), além de contar com a colaboração dos técnicos em enfermagem do colégio, Rogério José Maria e Natália Aparecida da Silva, e as enfermeiras do estágio de Licenciatura em Enfermagem da UFJF, Kerolayne Christine Evangelista, Anna Paula Pereira, Larissa Esteves, Andressa Cabral, Tatiane Fernandes, Marta Sette e Daniele Ribeiro.

O HPV (Papiloma vírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou as mucosas tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas genitais e cânceres, como de colo de útero, vulva, genital e orofaringe. Apesar de a doença se manifestar em diversas idades, o fornecimento gratuito da vacina ocorre somente para as meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14. São necessárias duas doses, a 2ª deve ser tomada seis meses após a 1ª.  As demais faixas etárias só tem acesso à essa forma de prevenção em clínicas privados, nas quais a vacina varia de R$500 à R$600 reais, cada dose.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. Os sintomas comuns nessa doença se assemelham aos da gripe, entretanto também pode apresentar rigidez na região da nuca. A vacina é oferecida gratuitamente para as crianças até os 5 anos e para os jovens de 11 a 14 anos. Em clinicas particulares, a imunização custa em torno de R$400,00.