A professora Doutora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva, lança a série de livros “Diário da Professora Bela: o segredo”, quinta-feira(21/02), às 19h, no Setor Infantil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. O evento é aberto ao público e será acompanhado de uma bailinho de carnaval para crianças, às 20h30. Para os interessados, a fantasia é livre.

Segunda a autora, os livros prometem estimular os leitores a pensar na importância da figura do professor para construção de uma sociedade mais livre e feliz, buscando novas formas de olhar o mundo. Através da personagem principal, professora Bela, Lauriana homenageia todos os docentes que passaram por seu caminho e conta a história de muitos que deixam suas casas todos os dias com o sonho de que não haja, nem no mundo da imaginação nem no mundo dos humanos, pessoas que não saibam escrever ou ler suas histórias.

A coleção nasceu de uma situação vivenciada na sala de aula e do desejo de estender, de forma literária, o reconhecido trabalho de letramento literário desenvolvido no tocante a formação de pequenos leitores e escritores. De forma lúdica, Lauriana apresenta inúmeras ações extensionistas através da professora Bela que sonha em encontrar um lugar onde não haja uma só pessoa que desconheça o mundo das letras e das histórias. “Bela trabalha por um mundo de leitores e escritores que saibam contar suas histórias também através da escrita. Ela guarda um segredo capaz de explicar a fascinação que todos têm por ela. Esse mistério será revelado em seu primeiro livro”, destaca.

A partir da personagem professora Bela, uma quinzena de novos projetos de incentivo a leitura serão multiplicados. O primeiro é o Circuito de Carnaval Literário da zona da mata, envolvendo as cidades de Chácara e Rio Novo. Segundo a secretária de educação de Rio Novo, Luciana Borges, o intuito dessas atividades é ensinar o respeito à diversidade, além de contribuir para formação dos alunos, com incentivo a cultura e estudo. “Nós estamos em busca de levar novas atividades. É um trabalho muito enriquecedor tanto para os alunos quanto para os professores. A parceria com o João XXIII é um prazer e tenho a certeza de que nos renderá bons frutos.”

A secretaria de Chácara, Elisabeth Perotti, citou a importância do carnaval na cultura local e destaca que “O projeto vai contribuir muito resgatar o encantamento pela literatura e com o processo de letramento dos nossos alunos”

As ações do Pré-Carnaval Literário da professora Bela já estão sendo realizadas, neste mês, nas escolas da rede pública municipal das cidades de Chácara e de Rio Novo com a supervisão das secretarias de Educação Elisabeth Peroti e Luciana Borges e, em Juiz de Fora, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes com alunos da Escola de Escritores da Funalfa, sob coordenação da educadora e socióloga Margareth Marinho. O objetivo da atividade é ampliar o acesso à Biblioteca e promover  práticas de letramento literário. “Trazendo-as para mais perto da comunidade, teremos um pré-carnaval recheado de práticas leitoras”, comenta.

Conheça mais sobre a autora

Criada em Minas Gerais, Lauriana nasceu na década de 1980 e veio de uma família simples de pouco estudo que a ensinou, desde primeiros anos de vida, que a Educação era a maior herança a se deixar para um filho. Escreveu vários livros na área da educação e, já na graduação, se destacava por prêmios na área da pesquisa educacional como o I Concurso Nacional de Monografias do Ministério da Cultura (2002); Prêmio do IX Seminário de Iniciação Científica da UFJF (2002).

Como docente, Lauriana, já recebeu diversos prêmios no âmbito nacional tanto no país quanto no continente latino americano, pelo desenvolvimento de projetos de incentivo a leitura, dentre eles destacam-se: Menção Honrosa no Prêmio ILCE para práticas de ensino inovadoras na Ibero-América e no Caribe (2019); Menção Reconhecimento do Prêmio Ricardo Oiticica Cátedra de Leitura da Unesco (2018);  Finalista no Prêmio VIVALEITURA (2016); Prêmio Professores do Brasil com destaque nacional (2013); Prêmio Ministro Gama Filho (2012); Melhor Experiência Pedagógica do Programa Semeando na Categoria Jovens e Adultos de Juiz de Fora e região (2008); Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Câmara Municipal de Juiz de Fora (2004 e 2014); Prêmio Victor Civita – Professor Nota 10 (2004);

Atualmente, Lauriana é professora do Colégio João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), e atua na instituição no âmbito de ensino, pesquisa e extensão com projetos com enfoque no letramento literário e digital.

Casada, mãe de dois filhos, ela garante que a maternidade a fez voltar à infância e a suas maiores inspirações, marcando seus 15 anos de docência.