O evento realizado no ginásio do CAp João XXIII promoveu competições entre os alunos do projeto “Artes Marciais como possibilidade de formação humana”, aberto ao público, proporcionou a aproximação das famílias e permitiu que pais acompanhassem mais de perto o avanço dos filhos no esporte.

Para o professor Edgar Lazarine Pereira a prática esportiva proporciona autoconhecimento, confiança, desenvolve a parte cognitiva, além da interação social e respeito ao próximo. “Eles tem muito potencial para chegar em um alto grau de competição no Jiu Jitsu, de graduação e técnica. Eles são bem esforçados e motivados e isso é o mais importante” diz Edgar. Um dos pontos trabalhados durante as aulas é a percepção de que o envolvimento e a participação do aluno é o mais importante.

Durante a competição a torcida dos pais e alunos trouxe mais emoção para o tatame que contou com boas disputas. O pai da aluna Graziela Fernandes Silva, e também praticante do esporte, Hendrick Ramos da Silva disse estar satisfeito com o desenvolvimento e superação da filha na arte marcial e notou o efeito positivo do Jiu Jitsu na vida escolar da aluna, ao trabalhar o pensamento e raciocínio além da saúde e condicionamento físico. Ele também destacou que “grandes vencedores agradecem aos pais pelo incentivo e apoio da família”.

O aluno Pedro Henrique dos Reis estava feliz por mostrar aos pais tudo que aprendeu durante o ano. “Eles ficam aguardando a hora da gente chegar e parece que eles tem mais vontade ainda de competir” disse Gabriela, mãe de Pedro. Ela afirma que o esporte ajudou a desenvolver a responsabilidade, respeito e dedicação do filho.

As lutas eram realizadas por duas duplas e no encerramento houve a entrega de medalhas para os participantes.

Para os coordenadores do projeto, os professores Eliete Verbena e Fabrício Teixeira, o objetivo é a formação técnica e conhecimento da filosofia da arte marcial, mas sobretudo aprender o respeito as diversidades e a necessidade de reconhecer a importância do outro nas lutas, na vida e na sociedade.

IMG_8159 IMG_8278 IMG_8292