No dia 3 de dezembro o contrabaixista, compositor e arranjador, Dudu Lima, compareceu ao Colégio de Aplicação para uma oficina de música. O instrumentista mineiro é destaque no cenário da música instrumental brasileira contemporânea e visitou o colégio para falar com os alunos do 5º do Ensino Fundamental sobre sua carreira e sobre a música.

Dudu Lima é um dos integrantes do Dudu Lima Trio, formado também por Ricardo Itaborahy – pianista, tecladista e vocalista -, e Leandro Scio – baterista e percussionista -, reconhecidos pela sonoridade inovadora.

A ida do músico ao João XXIII foi iniciativa do Projeto “Som de Minas”, que teve como maior objetivo assumir o compromisso com a comunidade de promover oficinas para cinco escolas públicas de Juiz de Fora após o retorno da turnê na Europa. A proposta de proporcionar a oficina “Despertando a musicalidade” para 90 alunos, entre 10 e 12 anos, do 5º ano, veio da produtora cultural de Dudu Lima, Ligya Alcantarino, conjuntamente com a Direção e com os professores de música do colégio.

Dudu Lima falou sobre a sua prática musical, estudos e carreira. Além disso, conversou com os alunos sobre os instrumentos que são usados no seu trio. O músico trabalhou também conceitos e elementos básicos da música, como a melodia, o ritmo, a harmonia e as composições musicais, realizando com as crianças exercícios práticos, usando a voz e a percussão corporal.

Segundo Leonardo Taveira, professor de música dos 5ºˢ anos do Ensino Fundamental, a atividade é fundamental para expandir as opções e possibilidades de conhecimento da criança, além do desenvolvimento dos alunos, tanto na música, como em outros campos do saber. “Toda e qualquer possibilidade de trazer para as crianças, alguma manifestação artístico-cultural – nova e desconhecida para elas – é importante. As crianças têm acesso a muita informação, como a internet e a TV, mas acabam se restringindo a uns poucos elementos, por conta de moda, família, entre outros”, ele ressalta.

Para a Diretora de Ensino do Colégio de Aplicação, Margareth Pereira, a ida do músico ao João XXIII reforça a importância do trabalho de música nas escolas, além do valor que essa atividade tem ao incentivo à musicalização. “O trabalho dele mostra que a música também é uma profissão e motiva os alunos que têm interesse pela música a seguir essa carreira. Ficamos muito satisfeitos e felizes pelo reconhecimento do valor da escola para este trabalho pedagógico tão relevante”, ela destaca.