O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos processos seletivos que garante o ingresso em universidades públicas. Faltando poucos dias para a prova, é normal que os alunos se sintam pressionados e estressados. O equilíbrio emocional se torna um dos fatores fundamentais para um bom desempenho no exame.
Para apoiar os alunos, o psicólogo do Núcleo de Apoio Escolar (NAE) do João XXIII, José Francisco Fernandes Júnior, teve a iniciativa de espalhar pelo prédio do Ensino Médio frases de incentivo, motivação e encorajamento feitas por ele e uma equipe de bolsistas do NAE e pelas turmas dos terceiros anos.
 O propósito da ação é que os estudantes façam a prova tranquilos para aproveitarem o máximo dos conhecimentos adquiridos durantes os anos de preparação.
Júnior explica que a atividade estimula o fortalecimento e a solidariedade entre os alunos, ao possibilitar que cada um externalize seus sentimentos de uma maneira positiva. “É uma forma de autocuidado e zelo com o próximo. Os alunos abraçaram a ideia e escreveram o que acharam mais importante e o que eles queriam dizer para eles mesmos. O exercício estimulou e encorajou todos a acreditarem no seu potencial e na bagagem que adquiriram ao longo dos anos. Queremos mostrar que os alunos podem contar com o apoio do colégio”, destaca. O diálogo com as turmas contou com o apoio da coordenação e da professora de química, Fabiana Andrade.
 Neste ano, o Enem sofreu algumas modificações como, por exemplo, as datas de realização da prova. A avaliação acontece no próximo domingo (04/11) e também no outro (11/11). Para que nenhum aluno se prejudique por falta de informação, o NAE também disponibilizou um slide, no televisor do ensino médio, com todas as informações essenciais para o exame e também com dicas para lidar com a ansiedade na hora da prova.
A mudança do horário de verão irá ocorrer na madrugada de sábado para domingo, portanto, é preciso atenção.