Os terceiros anos do Ensino Médio do João XXIII realizaram um trabalho de campo interdisciplinar através de  coleta de dados na cidade de  Paraty(RJ) e em regiões vizinhas.Os alunos foram divididos em grupos e participaram de diversas atividades.

 No primeiro dia, percorreram trilhas e avaliaram as características ecológicas do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado em Ubatuba(SP). Durante a viagem, analisarem as características de ocupação do espaço urbano de Paraty,  o  patrimônio histórico e as atividades econômicas desenvolvidas na região.

 A trilha feita com pescadores foi um diferencial. Os alunos adquiriram conhecimento sobre pesca e entenderam a realidade dos paratienses que dependem do turismo como fonte de renda. Ao final da atividade, escreveram um texto sobre a experiência.

 De acordo com o aluno do 3º ano B, Iago Pinto, conhecer Paraty ampliou os conteúdos pedagógicos, mas também aumentou seu conhecimento de mundo “A rotina de Juiz de Fora é bem diferente de uma cidade turística. Ao conversar com moradores e entendermos suas vivências, saímos da zona de conforto  e crescemos como seres humanos pois compreendemos diferentes realidades.”, destaca. 

 Para o chefe do Departamento de Ciências Humanas, professor Juanito Vieira, o trabalho de campo em Paraty retoma a proposta do projeto de extensão Pés na Estrada e estimula o aluno a ser protagonista na produção de conhecimento. “Por mais que seja um desafio, trabalhar práticas de pesquisa fora da sala de aula enriquece o conteúdo didático e apropria o aluno em sua  formação acadêmica”, explica.

 Os resultados da viagem ainda serão apresentados para comunidade escolar através de fotos e relatos no mês de outubro.  O projeto coletivo de trabalhos  retoma a proposta do Pés na Estrada, criado em 2010, e  tem por objetivo estimular o conhecimento interdisciplinar  através de pesquisas de campo promovendo uma interação entre docentes e alunos. Neste ano, contou com apoio dos professores Juanito Vieira, Leandro Faber, Giselle Moreira, Bruno Muniz, Fabiana Andrade,  Frederico Crochet, Claudete Gomes, Cátia Duarte, Camila Rabello, Andréa Senra e Raquel Silveira. Também estiveram envolvidos a TAE Maria Conceição da Silva e o bolsista Vinícius Barroso.