No dia 17 de outubro os alunos dos 8ºs anos do Colégio de Aplicação participaram da Feira de Ciências do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e está inserido no contexto da Semana do ICE/UFJF 2018. Este ano, o tema da Semana foi “Ciência para redução das desigualdades” e a programação envolvia exibição de mostras científicas, apresentação de trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental ao ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas.

Os estudantes do João XXIII participaram da Feira pela primeira vez, disputando a categoria B – Ensino fundamental do sexto ao oitavo ano – com 9 grupos, apresentando trabalhos sobre sustentabilidade, desenvolvidos durante a Semana de Ciências e Matemática no Colégio.

A participação na feira do ICE é um desejo antigo do departamento de Ciências Naturais do Colégio de fortalecer o ensino da disciplina, além de promover a cultura de participação nas feiras que acontecem fora do ambiente escolar.  Esse ano, com a união do trabalho do departamento de matemática para a Semana de Ciências e Matemática, isso se fortaleceu ainda mais.

Segundo a professora de matemática, Márcia Mendonça, comparecer ao evento enquanto educadora contribuiu para a compreensão de que o conhecimento tradicional e metódico, quando aliado a recursos como a interdisciplinaridade, torna o aprendizado eficiente. Márcia destaca ainda que “os alunos se envolveram intensamente nas apresentações porque foram sensibilizados pelo tema. Desenvolveram e construíram um conhecimento que eles próprios produziram: foram os autores das pesquisas, das análises dos resultados e de outras linhas de pesquisa importantes para a compreensão da problemática envolvida.” Fernanda Bassoli, professora de ciências que também acompanhou os alunos, reforça que observar o comprometimento dos alunos e como muitos superaram-se é gratificante.

Wanderson Ferreira Júnior, aluno do 8º ano B afirma que a experiência de participar da feira foi única, mesmo que o nervosismo estivesse presente, por serem apresentações feitas para público de fora do colégio, em uma realidade diferente do cotidiano escolar.

Os trabalhos foram avaliados por julgadores da comunidade do Instituto de Ciências Exatas, entre eles professores, estudantes e bolsistas. Durante as apresentações eram atribuídas notas de zero a dez, levando em consideração a criatividade da ideia, desenvolvimento do trabalho, conhecimento em conformidade com o ano escolar e grau de dificuldade da execução (complexidade e tempo envolvidos no desenvolvimento do trabalho).

Ao fim de todas as avaliações, alunos e professores se reuniram para assistirem à premiação. Dois projetos do Colégio de Aplicação venceram em terceiro lugar na categoria B, em que concorriam. As alunas Clara Nazareth e Isabel Fajardo representaram o grupo vencedor do projeto  “Armazenamento do nosso lixo” enquanto Eduardo Ataíde e Alan Falci foram premiados pelo trabalho “Os projetos de separação e reciclagem do lixo no C A João XXIII”.

Os projetos, “Energia Eólica”, da Fundação Educacional Machado Sobrinho e “Sabão do Bem”, da Escola Municipal Três Marias conquistaram a segunda classificação. Em primeiro lugar, o trabalho “O laboratório Sustentável de Matemática”, da Escola Municipal Dr. Augusto Glória foi premiado.

Todos os alunos receberam certificados de participação, os vencedores foram premiados com medalhas, os professores responsáveis pelo grupo também receberam premiação simbólica e dois livros que serão doados para a biblioteca da escola.

Fernanda Bassoli afirma que o fato de os alunos já terem os trabalhos premiados em sua estreia à uma feira de ciências é importante para empoderá-los e para que se aperfeiçoem cada vez mais.  “É um estímulo para que os alunos continuem no caminho da pesquisa e sirva de incentivo para que não somente os alunos do segundo segmento participem, mas também os alunos do ensino fundamental e médio”, a professora ressalta.

Clara Nazareth e Isabel Fajardo, representantes do trabalho “Armazenamento do nosso lixo”, afirmam que se orgulham por receber uma medalha pelo trabalho desenvolvido. “O processo do projeto foi muito trabalhoso, mas valeu a pena. Aprendi a superar a timidez inicial de apresentar trabalhos para pessoas desconhecidas por meio das palestras e visitas de conscientização nas salas de aula. Além disso, desenvolvemos também o lado emocional e sentimental”, Clara conta.

Isabel reforça e completa o que a colega afirma: “A gente enxergou o lado humano de todas as situações que estudamos. Nos apegamos aos funcionários do colégio ao fazer as entrevistas para nosso projeto, conhecemos as histórias e buscamos entender o lado deles. Demoramos meses para concluir esse trabalho, então nos entregamos totalmente a ele. Por isso é muito gratificante ver que foi reconhecido.”

Além das premiações, o Colégio recebeu o convite da Professora Rosana Colombara, Coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, para que os alunos e as professoras participem do evento “UFJF Sustentável” que acontece dia 28 e 29 de novembro, para relatarem as experiências vividas relativas à sustentabilidade. A equipe de  alunos interessados serão inscritos e terão oportunidade de apresentarem o trabalho elaborado para o fórum da Universidade. Segundo a professora Fernanda, essa participação será capaz de ampliar as visões e as participações dos alunos, desempenhando papel fundamental na formação dos estudantes.