A professora da Faculdade de Educação e coordenadora do Grupo de Educação Ambiental da UFJF, Angélica Cosenza, abriu a Semana de Ciências e Matemática falando sobre “Sustentabilidade e Justiça Social: Caminhos para a produção do saber ambiental”.

A professora explicou que a ideia era mostrar para os alunos como o conceito de sustentabilidade pode ser aplicado no cotidiano. “Uma sociedade realmente sustentável apresenta várias dimensões de sustentabilidade: social, econômica, cultural, ecológica e espacial. Hoje em dia, as leis que garantem a proteção ambiental não vigoram mais. O desenvolvimento sustentável é um processo que se coloca numa ótica do mercado. Se pensa em ter sustentabilidade a partir da proteção ambiental que se coloca nas empresas, mas isso é uma falácia. Temos muito mais insustentabilidade em Juiz de Fora e no Brasil do que, de fato, sustentabilidade”, destaca.

Angélica afirma ainda que a prática sustentável está muito mais presente nos coletivos sociais que produzem comidas orgânicas nas feiras e nos movimentos que estão no campo denunciando conflitos ambientais diante das mineradoras, barragens, agronegócio.

Na quinta-feira(20/09), os alunos dos segundos anos do Ensino Médio assistiram à palestra “Mulheres Cientistas que Inspiram outras Meninas”, coordenada pela professora de física da UFJF, Zélia Ludwing. Segundo a professora, o objetivo é acabar com a visão estereotipada do cientista e incentivar a inserção da mulher na ciência. “Notamos que, na área cientifica, temos a presença de poucas mulheres e as que trabalham no campo não têm a devida visibilidade. Queremos incentivar as meninas para investirem na carreira cientifica e mostrar aos meninos que a ciência é para todos. Queremos incentivá-los a apoiarem o público feminino”, afirma.

Zélia também destaca que falar sobre assuntos cotidianos do mundo feminino é uma forma de despertar as alunas para a ciência. “Quando vou conversar com as alunas, pergunto sobre o quê elas querem conversar. Muitas se interessam pelo ramo da cosmética. Tento unir essa curiosidade para falar da ciência, da química e da biologia que tem por trás desse cosmético. Faço elas refletirem no processo de composição de um batom, por exemplo”, explica.

A palestra “Prevenções combinadas DST/AIDS”, ministrada pela supervisora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Patrícia Guércio, para alunos dos oitavos anos, foi um dos destaques. De forma didática e pedagógica, ela falou sobre os tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST) e as diversas medidas de prevenção recomendadas pelo SUS e pelo Ministério da Saúde.

Para Patrícia é importante mostrar para os alunos que as prevenções combinadas e terapêuticas são estratégias que vão além do uso do preservativo. “Hoje existe a possibilidade de fazer um teste e conhecer a sorologia do seu parceiro antes mesmo de mantar uma relação sexual. Temos a prevenção terapêutica que cuida de prevenir a infeção pelo HIV e prevenção da testagem contra o HIV, no qual a pessoa tem o resultado em 30 minutos”, ressalta.

Além das questões técnicas, os alunos do ensino Fundamental II foram informados sobre os serviços de saúde disponíveis. “É direito do adolescente ter acesso a esse tipo de serviço de saúde. É importante que eles saibam que existe um serviço que podem ouvi-los e que pode ajudá-los. A palestra não é um incentivo à pratica sexual, mas um cuidado com prática sexual responsável”, destaca a supervisora.

Durante a programação, os alunos assistiram às palestras sobre “Consumo Sustentável e Consciente”, “Casa Sustentável”, “Pesquisa em Física e Produção de Brinquedos Científicos” e “Cuba, Meio Ambiente e Sociedade: Uma conversa”.

teste consenza   IMG_2391  teste dst