Os alunos dos 1os anos do Ensino Fundamental I apresentaram uma exposição sobre os “espaços invisíveis” do Colégio de Aplicação João XXIII que eles mais gostam de brincar. O material reunia fotos, maquetes e desenhos produzidos pelas crianças.

A atividade foi coordenada pelas professoras do Ensino Fundamental I, Alesandra Alves, Andréia Feital, Maria de Fátima Patrício, Regina Ferreira Barra, Rita de Cássia Barros de Freitas Araújo e Simone Ribeiro. O objetivo, segundo as professoras, era trabalhar a concepção e a representação do espaço do brincar.

Os exercícios foram feitos de forma integrada, abarcando todas as disciplinas, utilizando com referência o livro “Se a criança Governasse o Mundo, de Marcelo Xavier. Os alunos viram fotografias antigas das escola, produziram textos que falavam sobre o que eles gostariam que o colégio tivesse e citaram formas preservá-los para o futuro. De acordo com Rita, todos foram estimulados a pensar sobre os espaços do colégio no passado e hoje em dia. “Mostramos a eles a história da escola e partimos para o exercício prático. As maquetes feitas com massinha foram inspiradas no livro de Xavier, pois todas suas ilustrações usam essa técnica”, explica.

Alesandra destaca que atividades como estas são importantes pois as crianças se tornam protagonistas nas reflexões e na elaboração. Como parte das atividades, os alunos entrevistaram ex-alunos do colégio que falaram sobre os espaços do João que eles mais gostavam de brincar.

Dentro da programação, está previsto ainda uma visita à escola da zona rural.