Yuri Bretas conquistou pela primeira vez uma medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O aluno do 8o ano B do Colégio de Aplicação João XXIII afirma o apoio do programa “OBMEP na Escola” foi fundamental em sua conquista da medalha de bronze, em razão do incentivo e dos materiais disponibilizados nas aulas.

Pelo segundo ano consecutivo, Oruan dos Santos Bezerra foi um dos medalhistas. Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, ele comemora a conquista de mais uma medalha de prata. Em 2016, pelo resultado obtido nas Olimpíadas, ganhou uma bolsa para integrar o Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC). “É muito gratificante poder receber novamente uma medalha tão importante no âmbito nacional, e poder ter a oportunidade de participar do PIC de novo que é uma chance de aprendizado incrível”, conclui.

O Colégio de Aplicação João XXIII vem se destacando nas premiações ao longo dos últimos anos. Um dos motivos é adesão ao programa que busca estimular atividades extraclasses com uso de materiais da Olimpíada, que incluem provas e consulta a banco de questões, além do empenho de professores e alunos. A professora do João XXII, Márcia Guimarães, afirma que a participação na OBMEP é muito importante para a instituição. O resultado expressivo do Colégio na OBMEP estimula os alunos a acreditar e participar desse projeto. Todos que ganharam medalha participam do PIC (Programa de iniciação Científica) na UFJF”, explica.

A premiação da 13ª edição da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas aconteceu no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. No ano de 2017, 3 alunos foram medalhistas, dentre eles Oruan, Yuri e Pedro Duarte Borges. Henrique Vargas, Lais Bassoli, Lucas Maselli, Matheus Queiroz receberam menções honrosas. O Colégio recebeu um troféu pelo resultado obtido nesta edição da OBMEP.

As provas da segunda fase acontecem no sábado,15 de setembro, às 14h30 no horário de Brasília.