O projeto “Museu vai à escola” contribuiu com algumas das peças do Museu Mariano Procópio para a exposição temporária “Imagens da Cidade”, instalada no Colégio de Aplicação João XXIII especialmente para a Semana de Ciências Humanas. A inciativa permitiu que os alunos pudessem observar e desenvolver atividades a partir das obras cedidas pela equipe do museu.
Ana Beatriz Penna, estagiária do departamento de Difusão Cultural do Museu Mariano Procópio, acompanhou os alunos nas observações das reproduções fotográficas da antiga cidade de Juiz de Fora e conduziu as atividades dinâmicas. Ela explica que o objetivo do projeto é aproximar as crianças de espaços expositivos e estimular a visita a museus.
A proposta é fazer os alunos experimentarem atividade de curadoria – quem cuida da exposição e escolhe quais histórias serão contadas. Por isso, como parte das atividades desenvolvidas, os estudantes escolheram dentre as imagens expostas, as que mais gostaram e contaram histórias a partir delas. “Essa atividade estimula a interpretação dos alunos através da imagem, além da criatividade ao criar histórias. São elas que dão significados para as exposições a partir da própria interpretação”, Ana Beatriz ressalta.
A professora de História e Geografia, Mônica Pires, afirma que as atividades oportunizam outras vivências em espaços diferenciados, além de promover a interação entre eles e outras formas de construção de conhecimento. “A proposta do Museu de trazer elementos de outro espaço para dentro colégio de forma educativa amplia o olhar dos alunos em relação ao conhecimento histórico e espaço geográfico e enriquece a aprendizagem deles”.