Os alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental II tiveram uma aula prática sobre as características morfológicas e comportamentais dos grupos de animais arthropoda e reptilia, na quinta (07/06). Exemplares de cada grupo foram utilizados para ajudar tanto na compreensão de cada espécie como para despertar o interesse pela preservação de cada animal.

A atividade foi promovida por Thais Teixeira de Souza, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas e graduanda em Bacharelado em Ciências biológicas, e pela professora de ciências do Colégio de Aplicação João XXIII, Thamiris Dornelas de Araújo.

A prática faz parte do projeto de extensão “Dinamização do Ensino de Ciências e Zoologia: Integração Escolas-DZOO”, que é coordenado pela professora do departamento de zoo da UFJF, Sônia Sin Singer Brugiolo, e se desenvolve através de visitas orientadas com modelos de animais que facilitam o ensino e a compreensão dos alunos sobre alguns certos de animais, despertando o conhecimento científico. É voltado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede pública e particular de Juiz de Fora e região.

Segundo Thaís, o desenvolvimento de atividades práticas experimentais na escola promove a melhoria da qualidade do ensino, levando até os alunos novas formas de aprender os conteúdos de Ciências e Zoologia e também contribuir para a formação docente. A aplicação das atividades tem demonstrado que os alunos manifestam maior envolvimento com as práticas aplicadas, mostrando interesse por experiências científicas. Alguns professores após as visitas realizam avaliações, através de questões em provas e testes, sempre abordando o que foi apresentado para os alunos. “Nota-se uma melhor compreensão e fixação do conteúdo. O desenvolvimento de atividades práticas experimentais na escola e aplicação de modelos facilitadores proporcionam aos alunos a participação no processo de elaboração, desenvolvendo a aprendizagem através da capacidade de comunicação, de articulação e contextualização das informações ,promovendo a melhoria da qualidade do ensino, levando até os alunos novas formas de se aprender os conteúdos de Ciências e Zoologia”, ressalta Thaís.

De acordo com Thamiris, os alunos estão estudando a diversidade e as classificações dos seres vivos, e durante as aulas ela percebeu que eles traziam muitas dúvidas e concepções prévias errôneas sobre o comportamento de animais e suas relações com o ambiente. “Logo que soube do projeto, vi a oportunidade de despertar o interesse dos alunos para essa busca por desmistificar conceitos errados sobre o mundo animal. Na minha visão, foi uma aula altamente produtiva, pois como partiu de dúvidas comuns à faixa etária dos alunos e envolveu grupos curiosos de animais, como répteis, insetos e aracnídeos, houve grande interesse e comprometimento dos alunos, até mesmo em grupos de alunos que vinham demonstrando pouco interesse pelas aulas”, explica a professora.

O aluno Lucas Cabral, do 7º ano C, afirma que a aula o ajudou a compreender melhor o que viu em sala de aula. “Foi uma aula bem explicativa sobre vários animais. Aprendi muitas coisas, ela falou sobre a diferença entre as espécies de cobra e répteis e sobre a evolução dos artrópodes. O bicho que eu mais gostei de estudar foi o escorpião, aprendi que através do ferrão de cada animal é possível diferenciar uma espécie comum de uma venenosa. O esqueleto do lagarto também me chamou atenção, nunca tinha visto nada igual”, explica.