Na tarde desta terça-feira os alunos dos 6ºˢ anos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio estão realizando a prova da primeira fase da OBMEP no Colégio de Aplicação João XXIII. Os alunos têm 2h30 para realizar as vinte (20) questões objetivas, de acordo com o grau de escolaridade:  Nível 1 (6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); Nível 2 (8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e Nível 3 (qualquer ano do Ensino Médio)

Neste ano a OBMEP contabilizou 18,2 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país (99,44% dos municípios) que estão realizando a prova, sendo 300 alunos inscritos do Colégio de Aplicação.

A divulgação dos classificados para a 2ª Fase acontece dia 13 de agosto e no dia 15 de setembro dão-se início as provas da 2ª Fase.