A visita foi coordenada pelas professoras de ciências, Thamiris Dornelas de Araújo e Márcia Pinheiro Hara. Os estudantes aprenderam conteúdos de física e química de forma prática e divertida, através de um roteiro de atividades. A primeira experiência vivenciada aconteceu no Planetário, onde os alunos trabalharam temas relacionados à astrologia e origem da vida e ainda exploraram conceitos de óptica, mecânica, eletricidade, acústica e eletromagnestismo.
Para Thamiris, o objetivo da visita é despertar o interesse para os próximos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, mostrando que o conhecimento cientifico pode ser experimentado e vivenciado, e que fazer ciência pode ser algo divertido. “A partir do 6° ano a capacidade de abstração dos alunos começa a ser exigida em níveis um pouco mais profundos do que normalmente ocorre no ensino fundamental I, e as interpretações sobre fenômenos naturais ganham mais elementos que permitem ao aluno aprofundar em conhecimento e apropriar-se de conceitos que serão utilizados em toda a sua vida escolar”, destaca a professora.
Thamiris explica ainda que a visita ao centro de ciências é um ponto de partida para todas as construções que serão feitas no ensino fundamental II. Este ano, serão explorados conceitos relativos às propriedades de diversos materiais, como água, solo e ar. “A experiência deixa os sentidos muito mais aguçados para perceber essas coisas, não como meros componentes da natureza, mas como partes de um todo maior que colaboram entre si, possuem propriedades específicas e estão sujeitas a leis que regem o funcionamento de todo o planeta”, ressalta a professora.