A intervenção nasceu da necessidade de acolher e orientar os alunos quanto às técnicas, estratégias e organização dos estudos. Todas as turmas do ensino médio participaram da atividade. De acordo com o TAE José Francisco Fernandes Júnior, psicólogo do Núcleo de Apoio Escolar, “esse é um tema muito sensível e importante no ensino médio e a palestra é um excelente espaço para, coletivamente, sensibilizar e despertar a atenção e a curiosidade dos alunos e das alunas sobre essa temática”.

Júnior explica que, com base nos atendimentos feitos em anos anteriores, percebe-se que, em alguns casos, os alunos não têm uma rotina contínua de estudo. As matérias acabam acumulando e o aprendizado fica comprometido. “No ensino médio, os hábitos precisam ser outros, tanto pela ampliação na quantidade de matérias, quanto pela dificuldade, e também pelo fato de que o objetivo agora não é somente a aprovação no final do ano, mas também o PISM, que demanda uma preparação mais cuidadosa,” conclui.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Apoio Escolar, com apoio da Coordenação do Ensino Médio, e foi realizada pelas psicólogas Thársia Girardi Carpanez e Laura Carneiro Amieiro. Na intervenção, reforçou-se a necessidade de criação de rotinas diárias de estudo, de um planejamento que possa auxiliar na organização das atividades e apresentou-se técnicas de manejo da ansiedade.

Thársia e Laura trabalham o tema a partir de pesquisas científicas e perceberam uma crescente demanda de casos de estudantes que se preparam para o vestibular ou qualquer outro processo seletivo, mas têm seu desempenho minado no momento da prova, em função da ansiedade.

Durante a conversa de pouco mais de uma hora com as turmas do ensino médio, foram abordadas as técnicas de estudo que os alunos normalmente usam, sua eficácia, e quais as melhores formas de estudar e preparar para o PISM e ENEM, a partir dos apontamentos das pesquisas. “Nós trabalhamos a questão da ansiedade no momento em que a prova se aproxima, quais são os sintomas físicos e psicológicos e as melhores formas de combatê-los. Tendo como base teórica a terapia cognitivo comportamental passamos algumas técnicas para ajudá-los a lidar com a ansiedade no momento da prova”, explica Thársia.

Em relação à preparação para os estudos, as psicólogas listaram algumas dicas importantes:

• Preparar-se para as aulas. Rever o material que será trabalhado, gerando perguntas sobre aquele conteúdo e avaliando o que já sabe sobre aquele tópico.
  • Nos momentos de estudo, utilizar o método Ler-Recitar-Revisar, tentando resumir o material depois de lê-lo, retomando as ideias centrais através da memória. Após isso, revisitar o capítulo anotando o que lembrou e esqueceu.
  • Estudar um pouco de cada conteúdo todo dia. Um dos princípios mais poderosos da aprendizagem é conhecido como “Prática Espaçada”, ou seja, um mesmo conteúdo deve ser estudado ao longo do tempo ao invés de ser aglutinado em uma única sessão.
  • Estudar fazendo perguntas direcionadas a si mesmo e responder às questões feitas durante a preparação para as aulas; o ideal é adotar uma postura mais ativa diante da matéria a ser estudada, sempre se posicionando de forma crítica e gerando questionamentos diante do conteúdo.
  • Organizar o tempo de estudo tendo atenção para as datas das provas e trabalhos; a organização permitirá que o aluno visualize tudo o que precisa fazer e se prepare para começar a estudar em tempo hábil.
  • Eliminar distrações: quanto maior o número de distrações presentes no momento do estudo, mesmo que o estudante não se importe, menos efetivo será o aprendizado.

O Núcleo de Apoio Escolar tem um espaço permanente de acolhimento, orientação e aconselhamento a respeito da organização de uma agenda e de uma rotina de estudos. “Estamos avaliando a possibilidade de fazermos uma nova palestra sobre essa temática, mais a frente. Acreditamos ser importante a escola oportunizar esse tipo de momento, de desenvolvimento de habilidades e potencialidades de estudo, de prevenção a possíveis problemas”, avalia Júnior.