O Colégio de Aplicação João XXIII recebeu a visita dos professores da UFJF, Beatriz Casulari e Sandro Mazorche para uma conversa sobre a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Beatriz é Coordenadora Regional de Iniciação Científica Jr e Sandro, Coordenador Regional da OBMEP.

Segundo Beatriz, a divulgação da Olimpíada no João XXIII tem a intenção de promover uma adesão em massa à OBMEP no Colégio. “Ao longo dos anos anteriores, o Colégio tem tido um bom desempenho e acreditamos que pode melhorar ainda mais, especialmente com o incentivo dos professores e com o programa “OBMEP na Escola” levado para o colégio pela professora Marcia Guimarães”, ela ressalta.

O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Este ano, a 14ª edição da OBMEP deve receber cerca de 18 milhões de inscrições. Os alunos responderão 20 questões objetivas na primeira fase, no dia 5 de junho, terça-feira, e 06 questões discursivas na prova da segunda fase, em setembro, no próprio Colégio de Aplicação.

O coordenador regional, Sandro Mazorche, destaca que a quantidade de alunos que passam para a segunda fase depende da quantidade de alunos inscritos na primeira fase, ou seja, quanto mais alunos inscritos fizerem a primeira prova, maiores são as chances de alunos da instituição passarem para a próxima etapa.

Os primeiros colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas que concorrem a todos os níveis também são convidados a participar do programa de iniciação científica (PIC), em 2019, sendo que os de escolas públicas recebem ainda uma bolsa de R$ 100,00 mensais do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ao ingressar na Universidade, o medalhista ainda pode concorrer a uma bolsa de iniciação científica na Matemática, do CNPQ, por até dois anos independente do seu curso de graduação.

A professora do João XXIII Márcia Guimarães afirma que ver o crescimento da quantidade de alunos do João XXIII inscritos nas Olimpíadas é gratificante. Ao todo, houve um aumento de 417 alunos inscritos, desde os 6 anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, quando comparado ao ano de 2017.

“A diferença é mais nítida no Ensino Médio: no ano passado 90 alunos se inscreveram e, neste ano, 244 alunos. Acredito que esse número cresceu tanto pela inclusão dos alunos da EJA, que no ano passado não se inscreveram. Esse aumento geral é importante pois garante aos alunos a oportunidade de competir e de estudar um pouco mais a matemática”. A professora ressalta que visita dos professores ao Colégio também foi um reflexo desse aumento, já que a conversa que eles tiveram com os estudantes serviram de incentivo para a participação.

OBMEP

A OBMEP é um programa nacional direcionado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o auxílio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. O projeto promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, tem como principais objetivos a estimulação do estudo da matemática, identificação de jovens talentos, contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica e incentivar o ingresso destes em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. A OBMEP também colabora para a união das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promove a inclusão social por meio da divulgação e multiplicação do conhecimento e estimula o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.