Mariana Leite conquistou o segundo lugar em Farmácia pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), com pontuação de 677.3, para ingresso na UFJF. A aluna que está no João XXIII desde o primeiro ano de Ensino Fundamental afirma que o gosto pela química e biologia, bem como as aulas práticas nos laboratórios foram fatores determinantes na escolha do curso.

Isabela Vergara, aprovada em segundo lugar em Fisioterapia pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), afirma que uma de suas maiores dificuldades foi optar por um curso que achava ideal, mas o colégio estava sempre presente na orientação dos alunos. “O João XXIII me fez enxergar o mundo à minha volta, me fez ver e crer que eu não tinha apenas uma opção. Esse é o legal do colégio, ele não faz você querer cursar uma faculdade seja federal ou particular. Ele te ensina que o aluno tem que fazer o que é o ideal para si, e vários professores passavam isso”, ela ressalta.

Gabrielle Barra está cursando História na UFJF e já está de volta ao Colégio como bolsista no projeto de História/Geografia: “Uma visão crítica sobre o mundo”, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. “Já tive experiência com crianças, porque em 2017 fui Monitora Junior João XXIII com a disciplina de Inglês, também com o 1º ano. Estou amando voltar para escola desta forma. Minha mãe é professora do João XXIII, então eu sempre tive um contato com o Colégio”.

As expectativas das três aprovadas são altas e elas destacam ainda que pretendem evoluir sempre nas profissões que escolheram. Mariana quer participar de projetos de iniciação científica, treinamentos profissionais, bolsas de estudo e monitorias para evoluir cada vez mais em algumas áreas da profissão que quer seguir.

O Colégio de Aplicação teve cerca de cinquenta alunos aprovados em universidades federais, sendo  quarenta e oito na UFJF, além de diversos aprovados em instituições particulares.  Farmácia, Fisioterapia, História, Educação Física, Matemática e Direito estão entre os cursos de graduação escolhidos pelas turmas de 2017. De acordo com o Coordenador do Ensino Médio, professor Silvio Ivanir de Castro, “como não existem turmas específicas que direcionam o ensino nas áreas de conhecimento, as matérias oferecidas no período da manhã, as Ágoras à tarde e os projetos de extensão ampliam os conhecimentos construídos no processo de ensino e aprendizagem permitindo uma ampla diversidade na escolha de profissões”. Isso reflete o compromisso da escola com um ensino plural, capaz de despertar o interesse de cada docente nas mais diversas áreas científicas.