O Colégio de Aplicação João XXIII recebeu na semana de 19 a 22 de março os pais para reuniões que tiveram como objetivo apresentar o corpo docente da escola, a nova gestão pedagógica, assim como as especificidades curriculares de cada ano/série. Para as turmas do 1º ano foi o segundo encontro do ano, sendo o primeiro realizado mais ao final do mês de fevereiro. No encontro dessa semana, as professoras do 1º ano receberam calorosamente os pais, colocando já no slide de abertura a frase “Que bom que você veio!!!”, evidenciando o sentimento de alegria da escola por mais essa oportunidade de estreitarmos laços.
Os encontros de acolhida dos demais anos contaram com a presença da Direção Geral do Colégio, professora Eliete Verbena, e da Direção de Ensino, professora Margareth Pereira, que apresentaram a nova Coordenação Pedagógica, constituída pelas Professoras Vania Fernandes e Silva e Rosângela Veiga Júlio Ferreira, que respondem pelo cargo desde janeiro do corrente ano. Com o livro de literatura “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, a Coordenadora Vania deu início às respectivas reuniões do segundo ao quinto ano, realizadas ao longo dessa semana, dando continuidade com orientações sobre a importância do uso da agenda, o cuidado com a limpeza e conservação das salas de aula e outros lugares escola, entendendo-a como patrimônio público. Também foram tratados temas como o uso diário de garrafinhas térmicas, dentre outros, para que os estudantes possam se concentrar o maior tempo possível nas aulas. Com informações sobre a necessidade de que prescrições médicas sejam encaminhadas à escola para que medicamentos sejam ministrados e entrega de circular com orientações sobre cuidados em relação à conjuntivite, a reunião passou a etapa seguinte apresentando os profissionais do Núcleo de Apoio Escolar (NAE) que realizou uma enquete com o objetivo de coletar dos pais sugestões para reuniões subsequentes.
Em uma semana para lá de festiva, com o aniversário de três professoras dos anos iniciais, Professoras Érica, Ângela e Miriam, não faltaram demonstrações de afeto nessas reuniões. Em cada ano foram apresentadas as especificidades metodológicas adotadas por todo o corpo docente, o que contou ainda com pautas detalhadas entregues às famílias que apresentavam a centralidade dos conteúdos e critérios avaliativos, dentre outros aspectos, das diferentes áreas do conhecimento. Apesar da presença desses elementos em todas as reuniões, cada uma delas foi singular, possibilitando aos pais momentos inesquecíveis como vídeos acolhedores ou dinâmicas afetivas como o trabalho literário que deu origem ao “Vale presente”, do terceiro ano, os vídeos “Pais e filhos fazem prova”, do quarto ano, ou “A brincadeira em comunidades quilombolas”, do quinto ano, por exemplo, que arrancaram lágrimas e/ou aplausos dos pais. Destacamos, ainda, a carta recebida por uma mãe do segundo ano, primeira reunião da semana, que muito nos emocionou por reconhecer o trabalho realizado pelas professoras e registrar que está “à disposição para que juntos possamos manter a esperança de um mundo melhor através da nossa geração”, estabelecendo uma relação direta com a proposta da reunião: o trabalho conjunto entre família e escola como forma de educar cidadãos capazes de mudar o mundo.
Reuniões conduzidas por profissionais que vêm fazendo a diferença na educação pública dos lugares onde atuam, envolvidos em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, com compromisso e seriedade, cumprindo a tarefa de educar, ensinando e acolhendo famílias e estudantes.