Na última quinta-feira (22), alunos dinamarqueses que participam do intercâmbio com o Colégio de Aplicação João XXIII fizeram diversos registros fotográficos de Juiz de Fora. Locais como o centro da cidade, Cine Theatro Central e Mercado Municipal foram retratados pelos estudantes em uma atividade organizada pela professora do Departamento de Letras e Artes, Renata Oliveira  Caetano. Além de servir como conhecimento sobre a cidade, o passeio também desempenhou função importante nas atividades desenvolvidas pela professora que tem relação com os projetos de extensão e pesquisa coordenados pela docente.

O objetivo, segundo a professora, era tentar captar quais seriam as percepções dos alunos  dinamarqueses sobre a cidade, por meio da fotografia e a partir de fragmentos, fixados em imagens, reconstruir os sentidos das fotografias. Os alunos retrataram objetos, pessoas e situações durante o passeio para, posteriormente, interferirem nas fotografias, dando outro sentido a elas.

Para a atividade foram usados materiais diversificados como lã, miçangas, fitas, papeis vegetais, papel manteiga, papeis transparentes e canetas marcadoras. Alguns alunos desenharam sobre o papel vegetal, outros optaram por ressaltar as linhas das fotos ou editar a imagem, retirando alguns de seus elementos . Ao ressaltar as linhas de um poste do calçadão da cidade, Andreas Schougaard Madsen diz que Juiz de Fora o fez lembrar Nova York, nos Estados Unidos.

Renata explica que “a ideia é permitir que os alunos brasileiros façam essa mesma atividade quando participarem do programa de intercâmbio na Dinamarca, em março. Ao final, pretendemos confrontar as diferentes percepções sobre as cidades em exposições aqui e lá na Dinamarca”.