Para apresentar a capoeira em suas mais diferentes dimensões, o Departamento de Educação Física do Colégio João XXIII, através da professora Mônica Maia, promoveu uma oficina no espaço cultural utilizado pelo grupo UCCAP, do mestre Cristiano.

De acordo com Maia, um dos objetivos era propiciar aos alunos dinamarqueses a vivência da capoeira da forma mais genuína possível. Trinta e sete intercambistas participaram da atividade, acompanhados dos alunos anfitriões e ex-alunos do Colégio.

Para a professora, o evento foi uma oportunidade rica para os alunos conviverem com pessoas que tem origens totalmente diferentes. “ Acho que esta imersão, no contexto de um grupo é o que de mais rico se pode oferecer no momento de uma experiência que é única”

Em diversos momentos, com o apoio na tradução do capoeirista Matias Abrão, os alunos receberam informações sobre a expressão cultural da capoeira, sua origem, influências e dimensões do jogo, da dança, do ritmo e da luta. Aprenderam alguns movimentos, a ginga, algumas formas de esquiva, golpes, participaram da roda e aprenderam a cantar algumas músicas.

Frederick Trads tinha curiosidade de conhecer a técnica que, segundo ele, alguns lutadores de UFC utilizam em suas lutas. “Os movimentos básicos eu conseguia seguir e imitar. Mas tinham movimentos mais radicais que eu não consegui fazer,” explica o aluno dinamarquês.

O momento de integração e apresentação da nobre arte aos jovens, foi destacado pelo grupo UCCAP, com uma saudação: “Que eles carreguem consigo um pouco da energia que nos contagiou !Salve capoeira!!!”.

Mônica destaca o apoio do grupo aos trabalhos realizados no Colégio: “Cristiano é um grande colaborarador da escola. Além de mestre, é professor de Educação Física, conclui em breve a tese de doutorado em Medicina e recebeu este o grupo de alunos, conduzindo a oficina de maneira brilhante”.

Fotos: Lique Gávio