Alunos do João XXIII tiveram a oportunidade de interagir, compartilhando aprendizado, por meio de cartas enviadas a alunos do município de Miracema, cidade que enfrenta grandes dificuldades sociais. Essa ação com os alunos foi possível, graças à professora de português Lucilene Hotz, sua ex-aluna de mestrado da UFJF, Emiliana Torteloti que fez uma pesquisa orientada por Neusa Salim.

Emiliana é professora em Miracema e, como o projeto de mestrado em que trabalha perpassa o estudo no ambiente conflituoso da sala de aula, ela teve como proposição pedagógica e de pesquisa, usar poemas para atrair a atenção dos alunos na escola municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca. A orientadora Neusa Salim soube do projeto do João XXIII em que alunos do 9° ano produziram Haicais (poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20) e então, propôs uma parceria entre os alunos do CAP e os alunos do EJA da escola municipal de Miracema. Ao saber da proposta de interação entre as duas escolas, a direção geral e direção de ensino do João XXIII imediatamente incentivaram e viabilizaram esse intercâmbio.

Lucilene conta como foi a reação dos alunos do colégio ao saberem dessa parceria: “Os alunos do 9º ano adoraram a ideia e autorizaram a doação dos livros de Haicai produzidos por eles. Junto com os livros, os alunos escreveram uma cartinha para ser enviada para os estudantes de Miracema”.

Em retribuição a ação realizada pelo C.A. João XXIII, houve uma visita da professora Emiliana; da coordenadora local do PROFLETRAS, Thaís Fernandes Sampaio e da Neusa Salim com objetivo de compartilhar os frutos colhidos após essa interação Juiz de Fora – Miracema. Os alunos do 9° ano do João XXIII também ganharam kits enviados como agradecimento às cartinhas e ao livro de Haicai.

De acordo com Margareth Pereira, diretora de ensino do João XXIII: “Tratou-se de uma atividade para além dos limites físicos que transcendeu, estabelecendo relações pedagógicas importantes entre alunos de instituições de municípios diferentes, Juiz de Fora e Miracema, e de redes diferentes, federal e estadual, também foi fruto da interação ensino e pesquisa”.

25276389_1526486320775318_923986369_n 25287152_1526486317441985_1912815734_n 25319702_1526486337441983_78908335_o