Para marcar o dia da Consciência Negra e fazendo parte dos 20 dias de discussões sobre o tema em Juiz de Fora, o colégio recebeu a palestra “Consciência Negra em Tempos de Resistência”, proposta pela Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, sob a coordenação do Prof. Julvan Moreira de Oliveira, e ministrada pela Secretária Estadual de Educação, Macaé Maria Evaristo.

Macaé trouxe para discussão no anfiteatro do Ensino Fundamental uma série de questões que o negro ainda é obrigado a passar na sociedade, mas ressalta a importância de uma atuação coletiva, de discussões e ações efetivas para reverter o racismo: “Quando atuamos em rede, vemos a força que temos. Essa conversa aqui é para pensar como combater o racismo e como trabalhar nossos desafios, principalmente dentro das instituições de ensino”. Macaé também abordou a questão da violência contra a mulher negra e apontou que esse e outros tipos de violência contra negros têm crescido cada vez mais: “Isso é fruto de racismo (…) O desafio é como canalizar nossa revolta para não deixar a discussão apenas nas redes sociais”.

De acordo com a Diretora Geral do João XXIII, Eliete Verbena, o acontecimento dessa palestra foi importante para a escola e para o movimento de luta dos negros: “Considerando um momento de resistência da luta dos negros, vemos uma possibilidade para que essa discussão possa estar cada vez mais presente no espaço da escola”. A Diretora de Ensino, Margareth Pereira, complementa: “A importância é também poder trazer a oportunidade de receber, dentro do ambiente escolar, pessoas de outras redes de ensino para também participarem de algum modo dessa luta tão fundamental”.