As professoras Alice Marcela GutierrezPérez, da Universidad de San Buenaventura, e Lorena Cardona, da Fundación Universitária del Área Andina, estiveram em Juiz de Fora para estabelecer um acordo de parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e instituições de ensino da Colômbia. A inciativa é do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI) coordenado pelo professor Jader Janer Moreira.
O coordenador explica que o grupo tem vários projetos, dentre eles o de “Geografia dos cuidados”, uma pesquisa feita conjuntamente entre o Brasil e a Colômbia que pesquisa como algumas comunidades quilombolas e indígenas cuidam das crianças na primeira infância.
Alunos do 9º ano do ensino fundamental receberam as professoras com música e declamação de alguns trechos do livro Haikai, que produziram durante o projeto de oficinas literárias, liderado pela professora de Língua Portuguesa, Lucilene Hotz Bronzato. Durante a visita elas percorreram as instalações do Colégio e tiveram a oportunidade de conhecer alguns espaços e projetos como a brinquedoteca, sala de ginástica, teatro, laboratórios de matemática e química, rádio, biblioteca, revistas e sala de informática.
Alice Gutierrez explica que no acordo de trabalho que estão construindo com o Brasil, a ideia é compreender o sistema educativo e como ele se organiza. Saber qual o tipo de formação que os alunos recebem, as diferentes experiências pedagógicas e a formação dos professores. “É importante, especialmente para mim, porque sou instrutora de professores na educação infantil na Universidade em Bogotá onde trabalho”. A professora explica ainda que também há interesse por parte dos pesquisadores brasileiros em conhecerem o sistema colombiano e, dessa forma, estabelecer um diálogo para formarem alianças de trabalho e intercâmbio de professores.
Lorena Cardona destacou a receptividade que tiveram e a oportunidade de conhecer uma realidade diferente. “Conhecemos as instalações e é um colégio muito grande, que tem muitas coisas, muitos projetos que trabalham em diferentes áreas como a ciência, matemática, artes, literatura. É muito diferente dos colégios da Colômbia. Lá nós trabalhamos mais em projetos dentro das salas de aula, já aqui são projetos institucionais. Então foi uma experiência muito significativa, estamos muito gratas por essa visita e estamos aprendendo muito”, concluiu.
Bruno Muniz, um dos professores que integra o projeto, destaca a rica troca de experiências e informações entre os pesquisadores e a importância de fazer chegar este trabalho à sociedade. “Temos contato com a realidade de um país vizinho ao nosso, que consegue ser ao mesmo tempo tão diferente, mas também tão semelhante em alguns desafios sociais que precisamos avançar. Foi uma experiência muito produtiva especialmente porque são pesquisadoras que trabalham com o cuidar e educar na infância.”
A coordenadora do projeto “Geografia dos cuidados”, desenvolvido no Brasil, e diretora geral do Colégio de Aplicação João XXIII, professora Eliete Verbena, afirma que esta é uma oportunidade de grande aprendizado, tanto para as professoras que não conheciam Colégios de Aplicação, vinculados a instituições de ensino superior, quanto para o Colégio, que poderá conhecer o funcionamento da educação na Colômbia e estabelecer acordos futuros para além da pesquisa, como parceria em projetos de ensino e possibilidades de intercâmbios.