Marcus Vinicius Lacerda Reis, aluno do 2º ano do ensino médio do C.A João XXIII é um dos semifinalistas do programa da embaixada norte-americana que busca valorizar o ensino público nos países em que mantém sede, pela premiação de alunos que são modelos para as comunidades.

            O programa que existe há 16 anos seleciona alunos do ensino médio, com idades entre 15 a 18 anos, matriculados na rede pública, engajados em atividades de responsabilidade social/voluntariado que nunca viajaram para os Estados Unidos e têm pouca ou nenhuma experiência no exterior, mas com boa fluência oral e escrita na língua inglesa. Além disso, para concorrer ao programa, é preciso que os alunos tenham boa relação em casa, no ambiente escolar e na sociedade.

            Marcus Vinicius descobriu a oportunidade em uma das instituições parceiras da embaixada norte-americana no Brasil, onde é aluno regular de um curso de inglês. Para ele, participar do programa é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre outras culturas e desenvolver o aprendizado da língua inglesa. “Sempre tive vontade de ter uma experiência fora do país, conhecer outro lugar e outros modos de vida e o programa é uma das poucas oportunidades que tenho para realizar esse sonho”.

            A inscrição foi feita pelas redes sociais. As etapas de seleção envolveram prova escrita, exame oral e entrevista, feitos em inglês. No mesmo processo seletivo, serão selecionados em todo o país, 50 jovens embaixadores para representar o Brasil nos Estados Unidos. Marcus Vinicius explica que a embaixada procura identificar nos candidatos, espírito de liderança, trabalho em grupo e potencial de ser um bom embaixador no Brasil.

            Os escolhidos participarão de uma extensa programação de três semanas de atividades nos Estados Unidos, que inclui reuniões com organizações do setor público e privado e oficinas sobre empreendedorismo jovem e liderança, além de visitas a escolas e projetos sociais. Os 50 escolhidos também participarão de atividades sociais e culturais em comunidades e farão exposições sobre o Brasil. O resultado final vai ser divulgado no final de outubro, mas o estudante já garantiu uma das premiações. O segundo lugar, entre os dois semifinalistas da etapa regional, vai para Brasília participar de um curso de imersão na língua inglesa.

            “Estou me sentindo muito feliz e satisfeito porque consegui provar para mim mesmo do que eu sou capaz, tanto na questão do processo seletivo em si, quanto no domínio da língua inglesa”, afirma o candidato. Se for selecionado, Marcus revela que pretende ampliar a participação dele nos projetos sociais dos quais faz parte, focados em moradores de ruas e animais abandonados.