Dentro da programação cultural da Semana de Ciências Humanas, algumas atividades proporcionaram a aproximação entre família e escola. No sábado, os alunos dos 3os anos participaram de uma exposição de objetos antigos. Com orientação da professora Aleteia e a presença de pais, as crianças apresentaram para os convidados fontes históricas que se relacionavam com sua vida, ligando o objeto ao conteúdo estudado na disciplina.

Também com a participação de familiares foi feita uma oficina de bonecas Abayomi, para os alunos do 1º ano. Com o objetivo de resgatar a lenda, que é parte da cultura africana, a convidada Jussara Alves, professora da rede municipal, foi a responsável por ensinar os participantes. Na oficina, os pais e as crianças aprenderam, de maneira conjunta, a produzir a boneca de pano e puderam saber mais sobre essa história. A atividade foi coordenada pela professora Carolina Bezerra.

Outros elementos da cultura hip hop tiveram espaço na programação. Poetas e MCs da cidade estiveram no Colégio para uma apresentação, que também contou com um DJ. A declamação foi livre. Logo após os poetas, MCs puderam mostrar alguns de seus trabalhos musicais, encerrando a programação da Semana de Ciências Humanas.

Na sexta-feira, em apresentações especiais para o Colégio, o grupo Ingoma mostrou todo seu talento e musicalidade com ritmos e toques mineiros, aliados ao cancioneiro popular. O grupo ministrou ainda uma oficina de tambor sob a responsabilidade do professor Juanito Vieira.

Para a diretora Andrea Vassalo, o tema “Gentes em Movimento” enriqueceu e movimentou a escola com a proposta de mostrar que a diversidade e a diversificação existem para além da sala de aula. “Trazer as realidades diferenciadas pra dentro do espaço escolar é fruto de enriquecimento”, conclui.

IMG_1273 okIMG_1636 IMG_1322 IMG_1744 IMG_1788 IMG_0745