Alunos do João XXIII participaram da última edição do Campeonato Mineiro de Ginástica de Trampolim, que aconteceu em Ouro Preto no último fim de semana. O evento é organizado há 17 anos pela Federação Mineira de Ginástica e nesta edição contou com a participação de 138 atletas.

O Colégio competiu nas categorias pré-infantil e infantil e conquistou ao todo 22 medalhas. O João XXIII foi bi campeão por equipe no aparelho tumbling, na categoria pré infantil feminino e ainda campeão no mesmo aparelho na categoria infantil feminino; e conquistou o terceiro lugar no aparelho duplo-mini tramp nas categorias pré infantil e infantil feminino. Na classificação individual cinco atletas subiram ao pódio, com dois bronzes, duas pratas e um ouro. Conquistaram o bronze as alunas Lara Mendonça Pomposelli e Letícia Prata de Assis no aparelho tumbling; a prata ficou com o alunos Eric Ventura Adriano de Jesus e Maria Clara Pereira dos Santos

Gabrielli Matos, aluna do João XXIII, tem 10 anos e ganhou pelo segundo ano seguido duas medalhas de ouro e uma de bronze no campeonato, se tornando bicampeã do pré infantil. Mesmo querendo ser uma ginasta profissional, para ela a participação é mais importante do que a preocupação em ser premiada. Laura Fortes, também da equipe, tem 11 anos e conta que essa é uma chance de aprender com as outras pessoas que estão competindo: “ganhando ou não medalha, eu sei que eu fiz o meu melhor e eu vejo como mais uma oportunidade de praticar esse esporte”.

De acordo com a presidente da Federação Mineira de Ginástica, Katya Mourthe, a competição tem crescido nos últimos anos, tanto em número de atletas e entidades participantes, mas também em relação ao nível técnico. Para ela, o esporte é muito atrativo para a criança: “é como uma brincadeira, só que uma brincadeira bem direcionada, orientada para que ela consiga um desempenho adequado”. Katya destaca que um dos principais objetivos do campeonato é trazer ensinamentos para as crianças . “Nossa filosofia é incentivar essas crianças a aprenderem, é importante explicar porque elas perderam, sempre trazendo isso como aprendizado e incentivo, não como fracasso. É ensinar o respeito, disciplina, solidariedade.”

Roseana Mendes, professora de Educação Física que coordena os projetos de ginástica no Colégio avalia o evento como uma grande oportunidade de aprendizado e contato das crianças com atletas e equipamentos de nível internacional. Ela conta que a ginástica de trampolim está presente no Colégio desde 2011 e a participação no Campeonato Mineiro acontece há 3 anos. “As crianças só cresceram. O processo delas de desenvolvimento é muito gratificante, porque elas vão se desenvolvendo e compreendendo como acontece a competição”.

Os 12 alunos que representaram o Colégio de Aplicação João XXIII neste evento foram orientados pelos bolsistas Hugo Santhiago Lopes, Bruno de Melo Godinho e Luisa Vieira de Melo e Silva com a coordenação da professora Roseana Mendes.

Categoria pré-infantil ( de 8 a 10 anos)
Na categoria pré-infantil competiu nos aparelhos Tumbling e duplo mini tramp com as alunas: Lara Moura Nogueira ,Gabrielli Matos Oliveira, Maria Clara Pereira dos Santos, Beatriz Cardoso Ferreira, Leticia Candido Teixeira, Giulia Mendonça Pomposelli e Lara Mendonça Pomposelli.
Resultados: Aparelho Tumbling
Na classificação por equipe:
Campeão por equipe: Lara Moura Nogueira ,Gabrielli Matos Oliveira, Maria Clara Pereira dos Santos e Leticia Candido Teixeira
Na classificação individual:
1º lugar aluna: Gabrielli Matos Oliveira
2º lugar aluna: Maria Clara Pereira dos Santos
3º lugar aluna: Lara Mendonça Pomposelli
4º lugar aluna: Giulia Mendonça Pomposelli
5º lugar aluna: Leticia Candido Teixeira
6º lugar aluna: Lara Moura Nogueira
7º lugar aluna: Beatriz Cardoso Ferreira
Resultados: Aparelho Duplo mini-tramp:
Na classificação por equipe:
3º lugar alunas: Lara Moura Nogueira ,Gabrielli Matos Oliveira, Beatriz Cardoso Ferreira e Leticia Candido Teixeira( imagem 3)
Categoria infantil ( 11 e 12 anos)
Na categoria infantil feminina competiu nos aparelhos Tumbling e duplo mini tramp com as alunas: Letícia Prata de Assis, Bethânia Verbena da Silva, Laura Fortes Brugiolo e Mariana Costa Tavares.
Resultados: Aparelho Tumbling
Na classificação por equipe
Campeão por equipe: Letícia Prata de Assis, Bethânia Verbena da Silva, Laura Fortes Brugiolo e Mariana Costa Tavares
Na classificação individual:
3 º lugar: Letícia Prata de Assis
6º lugar : Laura Fortes Brugiolo
8º lugar: Bethânia Verbena da Silva
Resultados: Aparelho Duplo mini-tramp:
Na classificação por equipe:
3ºlugar por equipe alunas: Letícia Prata de Assis, Bethânia Verbena da Silva, Laura Fortes Brugiolo e Mariana Costa Tavares/td>
Na categoria infantil masculino o João XXIII competiu nos aparelhos Tumbling e duplo mini tramp com o aluno: Eric Ventura Adriano de Jesus, que conquistou o 2º lugar individual no aparelho tumbling e o 6º lugar individual do aparelho Duplo Mini tramp.