Sob a coordenação dos professores do Instituto de Ciências Humanas, alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental fizeram uma série de visitas à Igreja Melquita, em vivências educadoras para além dos muros da escola.
Algumas das atividades estão relacionadas ao projeto de treinamento profissional “Espaço Geográfico Educador”. Este projeto envolve atividades de campo durante o horário das aulas e extra-turno. Além disso, no caso dos sextos anos, as atividades estão também vinculadas ao projeto coletivo de trabalho. Acompanhados pelos professores Bruno Muniz e Regina Barra, foram feitas ao todos seis visitas à praça da igreja, com as turmas dos 5ºs e 6ºs anos.
Para Bruno Muniz, professor de geografia, as turmas demonstraram grande envolvimento e interesse pelas atividades. “As saídas de campo tem se apresentado como uma boa possibilidade para o trabalho com os estudantes, pois, para o estudo da Geografia, permitem experimentar e ter contato direto com o meio e seus aspectos geográficos.”.
As turmas dos 7°sanos, acompanhadas pelos professores de História, Walkiria de Freitas e William Falcão, também estiveram na igreja. No primeiro trimestre foram trabalhadosa história do império bizantino, a fundação da igreja católica ortodoxa, conhecimentos relativos ao culto e à arquitetura predominante na construção dos templos.
Na igreja, a recepção foi feita por um sacerdote que deu explicações e tirou dúvidas dos alunos. Para Walkiria, atividades como essa enriquecem muito o aprendizado, além de serem oportunidades de trabalhar outros aspectos além do conteúdo. “Nesse caso específico, a visita a um templo religioso requer respeito, tolerância às diferenças, conhecimento sobre a diversidade cultural dos povos.”