As partidas começaram com o cumprimento tradicional entre os enxadristas. Alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental competiram no sistema de todos contra todos, ou seja, cada um dos concorrentes enfrentava os demais. Ao final, o melhor colocado, que obteve mais pontos, sagrou-se campeão. Cada partida teve a duração de 21 minutos.
O árbitro convidado pelo segundo ano consecutivo, professor Carlos Heli, destaca que o xadrez é um jogo que requer atenção e paciência “É um jogo que você tem que pensar, é um jogo que toda ação sua tem uma reação, então você tem que estar o tempo inteiro analisando o que o seu adversário jogou pra fazer a sua jogada.”.
Álvaro Cordeiro, do 8º ano, participou pela segunda vez da competição e conseguiu um bom terceiro lugar. “No ano passado não tinha objetivo de ganhar medalha, mas este ano me inscrevi com outros planos”, explica. O aluno diz que sua estratégia no jogo era ficar na defensiva o máximo possível, assim quando o adversário atacava, ele já está preparado.
Os vencedores da modalidade foram os alunos Oruan Bezerra, Caio e Álvaro Cordeiro, repetindo a classificação obtida no ano passado.