A inclusão no ambiente escolar é um tema fundamental para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ser acolhidos da melhor maneira possível. Com o objetivo de orientar as pessoas sobre o autismo e as questões que perpassam esse tipo de desenvolvimento, foi elaborado um material informativo sobre o tema, a ser exposto na escola, dedicado à conscientização do autismo.
Luale Leão e Paloma Severo, estudantes de Psicologia e estagiárias no colégio, são responsáveis por trabalhar a inclusão, sob supervisão do Núcleo de Apoio Escolar e inseridas no Grupo de Trabalho para inclusão e acessibilidade. A partir do conhecimento da escola, elas estão levantando frentes de atuação para trabalhar a psicologia e a inclusão nesse espaço. A ideia é que vários temas sejam trabalhados no decorrer do ano, sendo que o autismo foi o primeiro deles. A intenção é divulgar esse material, para discutir e trabalhar a inclusão, sensibilizando a comunidade escolar.
O projeto surgiu da necessidade de trabalhar o tema no mês de Abril, dedicado à conscientização do autismo. Para Paloma Severo, a contribuição vem no sentido de trazer um maior conhecimento do assunto, para que as pessoas não carreguem um estigma da criança e possam contribuir no seu dia a dia. “A proposta da inclusão é que todos os alunos consigam participar efetivamente da escola, das atividades.”
Foram elaborados dois tipos de materiais. Um destinado aos professores, enviado por email, com ideias e estratégias para o trabalho de inclusão, informações sobre o desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista e como auxiliá-los nas atividades e tarefas. O outro material, para as crianças, tem o objetivo de auxiliá-las a lidar com os colegas e o que podem fazer para ajudá-lo no cotidiano das aulas. Está sendo preparado ainda, um folder unindo todas essas informações, que será exposto na escola.