Alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental foram convidados a ir às compras em um mercado especialmente montado em sala de aula. Entre as opções de consumo, estavam alimentos in-natura, processados e ultraprocessados. A experiência faz parte do projeto “Mercado Escola”, que busca promover a alimentação saudável, a partir de orientação sobre hábitos alimentares. Os dados recolhidos, serão incorporados à pesquisa que pretende traçar um diagnóstico da alimentação dos adolescentes no município.
A iniciativa é das mestrandas do programa de pós-graduação da faculdade de nutrição da UFJF, Jéssica Almeida e Camila Carrara, orientadas pelas professoras Michelle Pereira Netto e Ana Paula Candido. Durante atividade de campo, a principal orientação para as crianças na hora da compra, era que as escolhas deveriam refletir os hábitos de consumo, com a aquisição de gêneros alimentícios que já fazem parte do cotidiano da residência onde vivem.
A atividade começa no momento em que o aluno leva um termo de consentimento e assentimento para assinatura dos pais. Ele recebe um caderno, em que responde questões sobre seus hábitos alimentares, conhecimento nutricional e um questionário socioeconômico destinado aos pais. No dia das compras, o estudante passa por avaliações biométricas (altura, peso e circunferência da cintura). Jéssica explica que os itens escolhidos pelos alunos passam por uma análise criteriosa. Com o resultado em mãos, as crianças são orientadas a escolher os alimentos mais saudáveis, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2015 pelo Ministério da Saúde.

IMG_1671x IMG_1673x IMG_1675x IMG_1678x IMG_1689x IMG_1690x IMG_1721x