A Ágora é uma modalidade de disciplinas de curta duração (carga horária de 10 horas) oferecidas trimestralmente no período da tarde, exclusivamente para alunos do Ensino Médio, sobre os mais variados temas. Disponíveis desde 2015, o objetivo das Ágoras é desenvolver o aluno e proporcionar um aprendizado diferenciado sobre temas que vão além dos tradicionais vistos em sala de aula.
   As aulas são ministradas por professores do João XXIII e por técnicos que dão um auxílio para a complementação do desenvolvimento dos temas. Ao todo são oferecidas 20 Ágoras e cada aluno deve optar pelas três que mais se identificar, para cursa-las durante o ano.
   Após um levantamento com os alunos, houve, nesse ano, uma reformulação da proposta e novos assuntos de maior interesse foram planejados para as aulas. Algumas das Ágoras oferecidas são: Introdução a Robótica Educacional com Arduíno; Alimentação Vegana; Drogas: das reações químicas às questões sociais; Esperanto – a língua internacional; Nos(otros): interculturalidade em Língua Espanhola; Técnica de Concentração, Relaxamento e autoconsciência; Patrimônio cultural, identidade, memória e diversidade; Danças Árabes; Movimento Hip-hop; Introdução à programação de computadores; Segurança em eletricidade; Além da Imaginação; Canção em Língua Espanhola; Propriedades e tratamento da água e esgoto; Moda e diálogos; Charge e também Contatos com a natureza e seus reflexos na vida.
   Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Nati Borges, outra reformulação nas Ágoras também veio para acrescentar: “Agora as Ágoras não tem mais divisões por séries. Isso permite uma integração mais prazerosa e divertida entre os alunos, sem contar com a possibilidade do aluno escolher o que irá estudar, o que é muito mais estimulante”.
   Para já estimular os alunos, uma mostra com todas as Ágoras aconteceu na quarta-feira (15/03). Nela, os professores puderam explicar um pouco mais sobre os temas que serão abordados e os alunos tiraram suas dúvidas. As aulas estão previstas para começar a partir do dia 27/03.